Arquiteto Bruno Moraes cria cozinha funcional com referências à cultura indígena

Texto: Por Diana Bueno
Fotos: Guilherme Pucci

O ambiente foi criado para ser prático, colorido e com uma área para receber família e amigos

Muitas pessoas afirmam que a cozinha é o espaço mais crucial da residência, devendo, por isso, aliar conforto à estética. Contudo, sua funcionalidade e praticidade também são aspectos fundamentais.

Dentro dessa perspectiva, o arquiteto Bruno Moraes, líder do BMA Studio, enfrentou a experiência de criar, pela primeira vez, um ambiente autoral chamado “Cozinha Funcional” na CASACOR São Paulo 2023, a maior mostra do setor nas Américas.

Para sua Cozinha Funcional, o arquiteto Bruno Moraes, aprofundou-se na intenção de homenagear a cultura brasileira
(Guilherme Pucci/CASACOR)

Em uma breve entrevista ao site Club&Casa Design, Moraes compartilhou suas inspirações por trás do projeto. Ele enfatizou a importância de retroceder no tempo, especificamente para meados de 2020, quando, após um desafiador período de reclusão social, as pessoas foram compelidas a redefinir costumes e rotinas em casa, conferindo novos significados a atividades anteriormente automáticas e menos emotivas.

Conceito

O conceito da cozinha propõe um ambiente vivo, destinado não apenas à preparação de refeições, mas também à recepção calorosa e à interação com os visitantes.

O espaço começa com uma fachada de brises, não apenas controlando a luminosidade e a privacidade, mas também proporcionando um vislumbre dos 80 m² apresentados por Bruno – 68 m² para a cozinha e sala de jantar, somados a 12 m² para a cozinha de apoio, situada nos bastidores.

A cozinha, tradicionalmente percebida como um ambiente neutro, assume, nesta ocasião, um toque audacioso ao adotar um tom de rosa antigo. Bruno Moraes destaca as cozinhas coloridas como uma tendência cada vez mais afetiva, capazes de injetar alegria e descontração ao ambiente.

A disposição inteligente da marcenaria e seus nichos visa facilitar a culinária, além de acolher tanto o morador quanto os convidados. O arquiteto explicou: “Uma de nossas principais preocupações era incorporar a natureza em diversos pontos do projeto, desde a transparência entre os brises, que possibilita a visualização do paisagismo externo, até o nicho dos temperos sobre a bancada e as plantas na prateleira superior.”

Cultura indígena

Ao explorar a história dos antepassados e buscando homenagear a cultura brasileira, Bruno Moraes inspirou-se nos atributos da cultura e arte indígena para sua Cozinha Funcional. Ele destacou o trabalho do fotógrafo Rogerio Fernandes, exibindo imagens de tribos indígenas vivendo em harmonia com a natureza.

Essas imagens, integradas à Gallery Wall, alinham-se ao tema “Corpo e Morada”, representando a plena harmonia entre o ser humano e seu habitat. Bruno Moraes dispõe de uma imensa realização com o seu espaço no evento.

“Sempre quis participar da mostra. Frequento a Casa Cor antes mesmo de entrar na faculdade de arquitetura, em 2004 e, desde então, nunca perdi uma edição sequer. E após quase duas décadas, exulto de alegria pela oportunidade de mostrar meu trabalho”, conta ele, expressando toda felicidade e gratidão.

Confira a seguir um pouco mais sobre o projeto!

Armários de cozinha

Optou-se por um armário em um tom suave de rosa, totalmente laqueado com acabamento fosco. Uma reinterpretação no estilo provençal foi elaborada, caracterizada por quadros de portas com linhas retas e contemporâneas.

A combinação do rosa foi habilmente integrada ao padrão amadeirado de freijó, resultando em uma fusão moderna e elegante. Este design inovador oferece uma abordagem sofisticada para os amantes de móveis com estilo.

Circulação no espaço

Em armários superiores o recuo é imprescindível para evitar acidentes (Guilherme Pucci/CASACOR)

Dado o caráter funcional do espaço, foi dedicada atenção especial à sua circulação. O ambiente, cedido pela Casa Cor para eventos gastronômicos, foi planejado com mais de 1 metro de espaço entre as bancadas.

O ponto de partida é entender o fluxo da cozinha e a dinâmica dos moradores (Guilherme Pucci/CASACOR)

Em torno da bancada, garantimos espaço adequado para a livre circulação das pessoas, possibilitando a realização de eventos de maneira fluida. Além disso, a acessibilidade foi uma consideração central no design, assegurando que todos pudessem se movimentar com conforto no ambiente.

Bancada e setor de trabalho

O ambiente conta com duas bancadas: uma fixa na parede e outra formando uma ilha. Foram utilizadas pedras brasileiras, especificamente o granito Itaúnas, com um acabamento levigado tanto no tampo quanto na saia. A escolha desse granito foi pensada para realçar a autenticidade das nossas pedras, alinhando-se ao conceito do ambiente que visa destacar a brasilidade.