logomarca Clube&Casa
Voltar

Startup desburocratiza acesso ao sonho da casa própria; confira 7 dicas para economizar até 50% na construção

A startup e plataforma Minha Casa Financiada foi desenvolvida para garantir uma intermediação direta na venda de projetos de obras e garantir um acesso mais simplificado ao crédito imobiliário. 

Foto: divulgação

Vinícius Motta, CEO da Minha Casa Financiada

Um dos maiores medos de quem vai construir ou iniciar uma reforma são os custos, que muitas vezes saem do orçamento inicial. Um projeto mal executado pode ficar até 30% mais caro. Por isso, é importante conhecer as alternativas que podem tornar uma obra mais econômica. Existe uma opção para construir a casa dos sonhos e, de quebra, fazer disso um negócio. Como? Pela construção financiada.

Atualmente, esse modelo de negócio representa 12% do mercado imobiliário e vem ganhando cada vez mais espaço no setor em função da sua facilidade para o cliente final. Ainda em 2023, esse mercado deve alcançar os 15%, gerando negócios em torno dos R$ 15 bilhões. Para se ter uma noção do crescimento desse subnicho, em 2020 a construção financiada representava apenas 4% do segmento, ou seja, já triplicou e segue em evolução constante.

Uma das empresas que trabalha com a liberação de crédito para a construção é a Minha Casa Financiada, hub de soluções para o mercado imobiliário, que além de disponibilizar crédito para quem construir, também oferece diversas soluções para quem atua na construção civil. Além de oferecer o caminho das pedras para o financiamento, ela facilita toda a obra, fazendo desde o projeto até a entrega da casa pronta e com um prazo bastante razoável.

Pensando nisso, a MCF preparou algumas dicas para mostrar que a construção financiada pode ser a saída para quem quer conquistar o próprio lar. Veja a dicas: “Imagina você poder construir a sua casa do seu jeito, sem pegar um modelo pronto, que muitas vezes nem vai atender a necessidade da sua família, e custar até 50% menos do que o um financiamento imobiliário tradicional? Na MCF nossa taxa de juros é de 8,99% ao ano + TR, uma das mais baixas atualmente”, comenta Vinícius Motta, CEO da startup.

  1. A construção financiada pode ser até 50% mais barata que o financiamento
    imobiliário comum

    A construção sempre será mais barata do que comprar um imóvel pronto, as custas cartorárias e taxas, por exemplo, são reduzidas pela metade. O ITBI de um imóvel pronto é sobre o valor do bem. Já o imposto da construção incide só no valor do lote, que é muito mais barato.
  2. Possibilidade de planejar seu imóvel de acordo com a sua real necessidade
    Todo o brasileiro que sonha em ter uma casa própria tem seu modelo ideal planejado na cabeça, ou quase isso. Entretanto, na hora de achar uma casa que esteja o mais próximo daquilo que ele pensou, é necessária uma busca e várias (às vezes muitas) visitas a imóveis. Com a construção financiada você não tem esse problema, pois o banco libera o crédito para você fazer a sua casa do jeito que sempre sonhou.
  3. Sem surpresas inesperadas durante o andamento da obra
    Na construção financiada a apresentação de projetos é obrigatória durante todo o processo. Com o suporte de construtores especializados no segmento, você terá uma equipe cuidando de todas as etapas, com um planejamento feito a partir do que a sua construção vai precisar, evitando intercorrências ao longo das etapas.
  4. Pague somente quando pegar a chave do imóvel
    Uma das grandes preocupações de quem solicita um financiamento é o comprometimento da renda familiar, no financiamento imobiliário comum você começa a pagar 30 dias após a assinatura do contrato. Com o financiamento da construção é possível começar a pagar somente quando pegar as chaves, da casa que já estará pronta.
  5. Parcelas mais baratas que o aluguel de um imóvel pronto
    Na maioria das vezes, e se considerar o longo prazo, a construção financiada tem parcelas mais baratas do que o aluguel de um imóvel já pronto. E se, além das questões financeiras você considerar que você paga mensalmente, um bem durável que não é seu, que não pode nem pintar, não pode ter animais, ou que é extremamente burocrático para fazer qualquer tipo de conserto, a construção financiada ainda é mais vantajosa.
  6. Retorno em médio prazo e com rentabilidade
    Ter um imóvel alugado para poder viver de renda é um sonho de muitos brasileiros, mas para chegar nesse estágio você vai levar um tempo e apostar no longo prazo. Com a construção financiada você consegue pular etapas e ter um retorno no médio prazo, pois o dinheiro vem do banco, em 12 meses (em média) a obra fica pronta e você pode alugar ou já realizar a venda para sanar sua dívida e ficar com o lucro.
  7. Possibilidade de construir sem entrada e acesso a crédito desburocratizado
    O financiamento imobiliário tradicional exige um valor de entrada para “garantir” aquela compra e assegurar a construtora. Atualmente, já é possível financiar um imóvel via NFT, crowdfunding, sem precisar dar nenhum valor de entrada e mais, ter 100% do valor financiado. Na MCF, você solicita o crédito e não precisa dar nenhum valor de entrada, pode usar sua renda informal, além de poder escolher onde quer construir – que pode ser em terreno próprio, loteamento em condomínios fechados. Fica a critério do cliente como e onde fazer.

Sobre a Minha Casa Financiada
Proptech fundada em 2019, a Minha Casa Financiada nasceu com o propósito de desburocratizar a construção de casas,conectando pessoas que desejam construir suas residências a construtoras que atuem com financiamento habitacional de maneira 100% digital. A plataforma da startup conta com mais de cinco mil construtores (engenheiros e arquitetos) cadastrados, é responsável por cerca de 40% dos financiamentos individuais da Caixa Econômica Federal e já movimentou mais de R$ 3,4 bilhões em créditos imobiliários.

Mais informações: https://www.minhacasafinanciada.com/

Compartilhar Matéria


Continue vendo outras matérias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, de acordo com nossos Termos de uso e Política de privacidade.