O novo conceito de consultório oftalmológico com foco no bem-estar e na praticidade

Manaus, AM – No coração de Manaus, a Clínica Phocus Oftalmologia emerge como um exemplo de como o design pode transformar a experiência do paciente. Localizada no edifício Millenium Medical Tower, na movimentada Avenida Djalma Batista, essa clínica de 70m² foi projetada pelo escritório Bateia Arquitetura, que soube unir estilo, funcionalidade e conforto em um espaço pensado para atender com excelência às demandas de seus proprietários, dois médicos oftalmologistas.

A reforma da clínica envolveu a união de duas salas, uma delas previamente utilizada como centro cirúrgico, que foi completamente transformada para atender às necessidades de um consultório moderno e acolhedor.

“Nosso objetivo era criar um ambiente que oferecesse conforto e praticidade, tanto para os pacientes quanto para os médicos, sem perder a identidade da marca Phocus”, explica Yasmin Augusto, sócia do Bateia Arquitetura, fundado em 2020.

Yasmim Augusto e Carlos Alvarenga

Além do consultório oftalmológico, o projeto incluiu a criação de uma sala de espera ampla, capaz de acomodar até 10 pacientes, área de recepção, D.M.L., lavabo e um diferencial que se destaca: a ótica See, localizada dentro da própria clínica. Essa integração de serviços proporciona aos pacientes a comodidade de realizar sua consulta e adquirir seus óculos no mesmo local, reforçando o compromisso dos médicos com a praticidade e o bem-estar.

A identidade visual da clínica também foi cuidadosamente trabalhada, incorporando as cores e elementos da marca Phocus à arquitetura.

“Em projetos comerciais, acreditamos que a arquitetura deve refletir a marca do cliente. Na Phocus, trouxemos isso através das cores, texturas e acabamentos escolhidos, criando um ambiente único e alinhado com a proposta dos proprietários”, ressalta o arquiteto Carlos Alvarenga, também sócio do escritório.

Iluminação sob Medida

A iluminação desempenha um papel crucial no design de interiores de clínicas médicas, e na Phocus não foi diferente. Com dois médicos atuando no mesmo consultório, cada um com preferências distintas em relação à iluminação, o projeto precisou ser flexível. “Mesclamos diferentes fontes de luz para atender às necessidades de ambos os profissionais, mantendo o conforto visual para os pacientes”, detalha Yasmim.

O ambiente conta com iluminação geral, indireta, pendentes, iluminação na mobília e spots, todos estrategicamente posicionados para criar uma atmosfera equilibrada e relaxante.

Transformação Completa

A transformação das salas exigiu uma reforma completa, com a troca de todos os acabamentos, materiais elétricos e hidráulicos, forros, revestimentos de piso e parede, além de novas esquadrias. “Foi um desafio grande, mas o resultado final superou as expectativas, tanto dos proprietários quanto dos pacientes que frequentam o local”, afirma Carlos. O novo layout funcional e moderno trouxe mais fluidez ao espaço, que hoje atende com excelência a demanda de uma clínica oftalmológica de alto padrão.

Sobre a Bateia Arquitetura

O escritório, que nasceu de uma parceria já existente entre Yasmim Augusto e Carlos Alvarenga, vem se destacando no cenário manauara por seus projetos residenciais e comerciais, sempre com o foco em entregar soluções que encantam e transformam a vida dos clientes.

Nome do projeto: Clínica Phocus Oftalmologia

Endereço: Bateia Arquitetura, Rua Planeta Júpiter, 193, Conjunto Morada do Sol, Centro Comercial R Office, Sala 8

Celular: 92 98113-2887

Metragem completa: 70m²