Maison&Objet Paris 2024: uma odisseia no ‘Terra Cosmos’
Por Diana Bueno
Em sua exposição, a artista francesa, Elizabeth Leriche, se destacou com a sua visão singular e abriu caminhos para o futuro do design
A feira Maison & Objet, um dos maiores eventos internacionais de decoração, design e lifestyle, foi realizada de 5 e 9 de setembro, no Parque de Exposições de Villepinte (Paris, França). A edição teve como temática ‘Terra Cosmos‘, que segundo a definição dos organizadores: “decifra os novos desejos e as expectativas dos consumidores que estão em busca de experiências inspiradoras.”
O evento, foi dividido em três áreas: varejo, que explorou formas de atrair clientes com espaços híbridos; hospitalidade, com experiências sensoriais; e residencial, que discutiu o futuro das casas sustentáveis e móveis.
A exposição é conhecida por ser um ponto de referência na área de decoração, criação e design, reunindo mais de 2.300 expositores de 147 países, com destaque para as 600 novas marcas presentes em cada evento. Na primeira edição do ano, que aconteceu em janeiro, a feira recebeu mais de 67 mil visitantes. A exposição se destacou pela diversidade de setores apresentados, que incluem acessórios para casa, fragrâncias, bem-estar e beleza, mobiliário, têxteis e artigos decorativos. Também promoveu mais de 40 conferências, oferecendo um espaço para debates.
Terra Cosmos
“Terra Cosmos” propôs alinhar mundos imaginários com a realidade terrestre: “do cosmos à terra, da terra ao cosmos”. Inspirado em ficção científica, como a franquia Duna e o filme2001: Uma odisseia no espaço (1968), o evento também teve influências de artistas como Hugo Fournier, conhecido por suas criações futuristas e surrealistas. Com referências dos anos 60, o tema trouxe formas arredondadas, vidro, cristais e cores vibrantes como amarelo, laranja e vermelho. Voltado para o futuro, “Terra Cosmos” focou em novos “territórios do consumidor”, com materiais reciclados e experiências imersivas sustentáveis.
Destaques da feira
Entre as muitas inovações apresentadas, um dos grandes destaques foi a participação de Elizabeth Leriche. Reconhecida por sua sensibilidade artística e visão arrojada, Leriche trouxe para a Maison&Objet 2024 uma coleção que encapsulou o tema ‘Terra Cosmos’. Suas criações, sempre elogiadas por sua capacidade de mesclar design, arte e natureza, foram particularmente impactantes nesta edição.
Elizabeth Leriche
Leriche explorou o tema ao integrar materiais naturais com tons orgânicos e formas inovadoras. Seus designs apresentaram uma fusão harmônica entre a matéria terrestre e as inspirações cósmicas, oferecendo aos visitantes uma experiência visual e sensorial única. As peças de Leriche não apenas encantaram o público, mas também estimularam uma reflexão sobre o papel do design na nossa conexão com o universo e com o ambiente natural.
Tendências e inovações
A Maison&Objet destacou as principais tendências do design, apresentando inovações que iam de mobiliário e decoração a soluções sustentáveis, com foco na redução do impacto ambiental. O evento enfatizou a combinação de tecnologias avançadas e materiais naturais, refletindo uma crescente preocupação ecológica.
Expositores como Angela Maria Atelier, Home Wish Studio, Orfèvrerie Royale, St. James e Strauss representaram o design brasileiro com uma mistura de tradição e inovação na feira.
Explore a seguir, os destaques das exposições e ambientes da Maison&Objet Paris 2024!