Giorgio Armani: Elegância que transcende gerações
Da alta-costura à arquitetura de interiores, a visão de um criador que será lembrado por gerações.
Por Daniela Espinelli

Morre, aos 91 anos, o estilista italiano Giorgio Armani.
Um dos nomes mais famosos da moda, o italiano construiu um império que sobrevive às mudanças do mundo há 50 anos. Foi um dos primeiros estilistas a se aventurar pela moda masculina como tendência e tem como principal legado o trabalho com a alfaiataria. Ele desconstruiu o terno tradicional para criar uma versão compatível com uma Itália sofisticada e, ao mesmo tempo, despojada.
E, nós, do Club&Casa Design, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o pensamento à frente do tempo deste visionário criador e os códigos e estratégias deste consolidado grupo.
Em 2022, durante a Semana de Design de Milão, fizemos nossa primeira “Imersão no Luxo e no Premium” com Carlos Ferreirinha (MCF Consultoria) e executivos convidados. E, para abrir com chave de ouro esta importante ativação, a MCF Consultoria convidou Enrico Erba, Armani Casa Key Clients Executive, que destacou, entre vários outros temas, sobre a estratégia multifacetada de segmentação do grupo para alcançar diferentes públicos consumidores, mas mantendo a exclusividade e o prestígio da sua marca principal, a Giorgio Armani – focada na alta-costura, no luxo e com clientes mais maduros.


Além da Empório Armani – destinada a uma faixa etária de 20 a 35 anos com o seu “luxo mais acessível” – e da A|X Armani Exchange – linha de entrada para introduzir a estética Armani a um público que ainda não tem o poder de compra (ou seja, usando a técnica de “masstige”, prestígio para a massa), Enrico Erba ainda apresentou um pouco mais essa diversificação proposta.
Então, fazem parte do portfólio do grupo, por exemplo, a Armani/Casa, líder mundial no mercado de interiores de luxo; Armani/Fiori, com boutiques florais em Munique, Hong Kong, Dubai, entre outros; Armani Hotels&Resorts – com hotéis de alto padrão em Milão e Dubai – e a Armani/Dolci, em parceria com Guido Gobino, premiado artesão da indústria chocolateira italiana.
Com toda certeza, um legado que será lembrado por décadas e que temos orgulho de poder ter apresentado com tanta propriedade, por meio de Enrico Erba e Carlos Ferreirinha, para nossos associados.