#Conteúdo e Visibilidade: Reforma dá ar de casa na serra a apê carioca na Lagoa Rodrigo de Freitas
Por Giuliana Capello
Fotos Raiana Medina
Um dos pedidos do casal de proprietários do apartamento foi voltar a área social para a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, com um grande banco sob a janela piso-teto que convida para contemplar a natureza da paisagem externa
Um apartamento em prédio antigo na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, adquire ar de casa na serra após a reforma conduzida pelo escritório Memoá Arquitetos, comandado pelas arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, que formalizaram a parceria em 2020 e batizaram a empresa reforçando a ideia de que a arquitetura é geradora de memórias afetivas. “Nossa motivação é transformar casas comuns em ambientes com personalidade, afetividade e estilo”, conta a dupla.
Com 135 m², o apartamento L.J. foi completamente redesenhado e reformado para contornar as paredes assimétricas e a falta de conservação e impermeabilização do imóvel superior. Os moradores, um casal na faixa dos 30 anos que atua no mercado financeiro, desejavam um lar aconchegante que lembrasse uma casa na serra, com muita madeira e cores que ressaltassem a natureza dentro de casa, como terracota, azul e verde.
Atendendo a pedidos do casal, que adora receber visitas, os espaços sociais foram voltados para a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo apoio de largos bancos que acomodam muitas pessoas. Com a demolição das paredes da sala, cozinha e área de serviço, foi criado um painel de madeira peroba do campo, com bancada e porta camarão, que pode ser fechada e aberta para manter o diálogo do cozinheiro com o estar.
Na cozinha, uma grande parede em azul funciona como ponto de luz, combinada com o piso de ladrilho hidráulico que remete a uma fazenda na serra. Os armários foram folhados com bits e lambri para trazer dinamismo. Toda a bancada em corian, super maleável, possui diversos acessórios de apoio. Na área de serviço, um tanque farm sink complementa a proposta serrana.
Na sala, o piso de tábua corrida reforça a rusticidade. No décor, o sofá contemporâneo foi combinado com uma poltrona de leitura de Aristeu Pires e outra para o cantinho de leitura. Na sala de jantar, dois antigos bufês do casal foram reformados e um espelho foi posicionado para refletir a lagoa e as árvores do entorno
No quarto de casal, uma base neutra domina o espaço e as cabeceiras e a penteadeira foram desenhadas pelo escritório. O banheiro da suíte lembra um verdadeiro spa com seixo telado do chão às paredes. No boxe, que também é sauna, foi colocado um banco em pedra de quartzo branco que camufla a saída de fumaça. O blindex e a janela em alumínio apresentam pintura eletrostática que imita madeira, garantindo mais resistência, mantendo o conceito artesanal do projeto.
Serviço
Memoá Arquitetos
Nome do projeto: Apartamento L.J.
Metragem: 135 m²
Endereço do escritório: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2013, conjunto 6B, Jardim Paulista, São Paulo, SP
Telefone: (11) 93459-1602
E-mail: contato@memoaarquitetos.com.br
Instagram: @memoaarquitetos