#CONTEÚDO E VISIBILIDADE: Projeto de retrofit de Nathalia Brandão e Raquel Abreu resgata a essência, o propósito e a memória afetiva da marca D’Casa Home e Decor
Por Giuliana Capello
Fotos: Caviar Criativo – Marketing Digital

Detalhe da área nova da loja: D’Casa Home, dedicada aos objetos de decoração
Em Manaus, a coleção Afeto marca um novo ciclo para a D’Casa Home & Decor, loja multimarcas de mobiliário solto de alto padrão, parceira do Club&Casa Design. Mais do que uma simples reformulação, o projeto é um retrofit que resgata a essência da marca, sua memória afetiva e seu propósito original: criar ambientes que acolhem, inspiram e valorizam o morar contemporâneo.
Nathalia Brandão, que assina o projeto em parceria com a arquiteta Raquel Abreu, atua no universo de mobiliário desde antes de sua formação como arquiteta urbanista. “Desde então, venho construindo minha trajetória profissional na cidade passando por diversas marcas locais e nacionais do segmento, incluindo a Artefacto. Ao longo desse tempo, tive contato com diferentes estilos, propostas e públicos, o que me deu uma bagagem bem rica e variada dentro do segmento”, comenta Nathalia.

Área da D’Casa Home
Instalada em um imóvel de 750 m², com três pavimentos (Premium, Garden e Boutique), a loja passou por uma transformação significativa no andar Premium. O espaço recebeu intervenções estratégicas para reposicionar a marca com uma linguagem visual mais alinhada ao seu momento atual, sem perder suas raízes.

Na parte esquerda da imagem, detalhe dos nichos do novo Cadeiródromo, que expõe diversos modelos de cadeiras de design
A principal solução foi a criação de novos núcleos dentro do espaço, como a nova D’Casa Home, loja-conceito voltada para a curadoria de objetos de decoração. Além disso, Nathalia criou o Cadeiródromo, espaço de destaque para cadeiras assinadas e peças de design icônicas, e renovou a Boutique, agora com piso vinílico, o que trouxe um novo ritmo visual ao layout e acolhimento sensorial ao percurso do cliente.

Na área da Boutique, todo o piso foi substituído por um vinílico amadeirado, que confere unidade visual e mais aconchego
Essa intervenção também permitiu que o mobiliário solto — grande protagonista da D’Casa — ganhasse mais evidência e fluidez na exposição. “A escolha do novo piso colaborou para essa percepção, criando continuidade entre os ambientes e suavizando as transições”, diz Nathalia, que acredita que trabalhar com móveis, muito além de vender, envolve entender o cliente, o espaço, a proposta do projeto e transformar tudo isso em soluções práticas e bonitas. “Foi exatamente isso que aprendi e aprimorei nesses anos: a ouvir, sugerir e ajudar a montar ambientes que realmente fazem sentido”, afirma a arquiteta.

Detalhe da área da Boutique, renovada com a troca do piso
Um dos elementos simbólicos do projeto é a estante original, peça que fez parte da história inicial da loja e que ressurge agora como uma maneira de resgatar essa memória afetiva da marca. Mais do que funcional, ela representa o reencontro com a essência da marca, reforçando o conceito de “Afeto” como norteador de todo o processo. “No projeto, afeto se transforma em espaço. É um retrofit de identidade e acolhimento”, frisa Nathalia.

Em tom de madeira natural, a grande estante que reveste a parede principal da loja resgata a memória afetiva da marca
A realização do projeto contou com parceiros fundamentais como Brilho & Luz, Smart Home, além da colaboração sensível e criativa da arquiteta Raquel Abreu, que idealizou o conceito em conjunto com Nathalia Brandão.

A arquiteta Nathalia Brandão atua em Manaus
Serviço
Nome da responsável pelo projeto: Nathalia Brandão
Telefone: (92) 98137-5138
Email: [email protected]
Instagram: @arq.nathaliabrandao
Nome do projeto: Loja D’Casa Home & Decor
Metragem: 750 m²
Fornecedor Club&Casa: D’Casa, Brilho e Luz, Smart Home