logomarca Clube&Casa
Voltar

#CONTEÚDO E VISIBILIDADE: Escola de inglês em Manaus ganha pavimento dedicado às artes, com projeto de Jordana Rodrigues e Berg Bandeira

Por Giuliana Capello
Fotos: Susan Valentim 

Graças ao projeto, o antigo espaço desarticulado ganhou vida como um polo dedicado às artes

Em Manaus, o Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU) precisava renovar o subsolo de seu prédio, que funcionava como depósito e área técnica, quase sem circulação dos alunos (crianças, adolescentes e adultos). Os proprietários da escola desejavam um espaço inovador, que promovesse a valorização das artes e se tornasse referência para a comunidade escolar. 

Ateliê de artes

Assim, para comandar a reforma completa de arquitetura e design de interiores, a entidade convidou os arquitetos Jordana Rodrigues e Berg Bandeira, do BIVA Arquitetura, escritório sediado em Manaus que atua em múltiplos setores, com ênfase em projetos institucionais, corporativos, habitacionais e educacionais.

Sala de dança

“Com o projeto, o ambiente antes sem vida e desarticulado da rotina escolar se transformou em um polo dedicado às artes, onde diferentes linguagens artísticas são desenvolvidas em um ambiente qualificado, inspirador e funcional”, conta a arquiteta Jordana, formada pela Universidade Federal do Amazonas. A partir de intervenções estruturais e um novo layout, foi implantado o núcleo Art School, que reúne salas de música (coletivas e individuais), ateliê de artes visuais, salão de dança e teatro, banheiros, vestiários, copa aberta, halls expositivos e salas administrativas.

Sala de música

Além disso, havia o desejo de que o espaço estimulasse a permanência dos alunos, fosse acolhedor e promovesse uma experiência sensorial coerente com o universo criativo. “Para atender a essas demandas, incorporamos tratamentos acústicos nas salas de música, pisos técnicos no salão de dança/teatro, mobiliário especializado no ateliê, iluminação bem distribuída e uso estratégico de cores para sinalização e ambientação”, diz o arquiteto Berg Bandeira. 

Sala dos professores

A presença de obras de artistas nortistas nas áreas comuns, como os halls e corredores, reforça o caráter cultural do projeto. A organização dos fluxos, a escolha dos materiais e a integração entre espaços refletem a atenção dada à rotina pedagógica, à convivência e ao bem-estar de todos os usuários. 

O hall da escola também é um espaço que inspira arte

Um dos maiores destaques do projeto é o cuidado com o desenho autoral do mobiliário e a integração entre arquitetura e identidade institucional. A mesa coletiva da sala da equipe, conhecida como mesa “violão”, possui forma orgânica inspirada na linguagem musical da escola e tem seu contorno replicado em uma iluminação de LED contínua no forro, criando uma leitura simbólica e afetiva do espaço. 

Com a reforma, a escola ganhou um espaço para exposições

“Essa relação entre função e estética está presente em todo o projeto, desde os bancos com nichos de armazenagem nos corredores até as mesas inclináveis para pintura no ateliê”, diz Jordana. Além do mobiliário, o projeto se destaca pela aplicação de cores na sinalização arquitetônica, promovendo orientação intuitiva e ambientação vibrante. O conjunto, por fim, revela uma arquitetura que é ao mesmo tempo técnica, sensível e educativa.

Os arquitetos Jordana Freitas e Berg Bandeira assinam o projeto da escola

Serviço

Nome do responsável pelo projeto: BIVA Arquitetura (arquitetos Jordana Rodrigues e Berg Bandeira)
Endereço: Rua Belo Horizonte, 19, Manaus/AM
Telefone: (92) 98561-0136
E-mail: [email protected]
Instagram: @jodanarfreitas e @aidu.arquitetura
Nome do projeto: Art School ICBEU
Metragem: 380 m²

Compartilhar Matéria


Continue vendo outras matérias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, de acordo com nossos Termos de uso e Política de privacidade.