#Conteúdo e Visibilidade: com 1.200m², Casa Shanadú possui nível térreo e detalhes personalizados
Por Bianca Dilly | Fotos: Fávaro Jr.
Com 1.200m² de área construída em um único pavimento, a Casa Lagos do Shanadú foi um dos projetos mais intensos e desafiadores realizados pela HAUS Arquitetura. A residência foi erguida em dois anos, em Indaiatuba, São Paulo, com acompanhamento próximo dos clientes e diversos detalhes especiais.
Os profissionais do escritório contam que foram seis meses para desenvolver o projeto, pensado para um casal de meia idade. A estrutura é plana, sem degraus, com a maior parte dos itens personalizada e de extrema qualidade. O objetivo foi atender o conforto e a estética, sem abrir mão da praticidade.
Para a arquitetura, buscou-se um resultado mais “limpo”, com o uso de elementos modernos, formas retas e puras. O conceito incluiu o viés modernista, um estilo concebido com a revolução industrial, em que houve o surgimento de materiais como o aço, concreto e vidro. A fim de trazer comodidade e tranquilidade no dia a dia, a HAUS também buscou aquecer os ambientes.
As fachadas da casa são compostas por grandes “panos” de paredes, vidro, madeira e paisagismo. As paredes receberam um revestimento cimentício, discreto, mas que traz o relevo de uma pedra e dá unidade à construção. “Isso gerou um visual longilíneo, o qual criamos ambientes com diferentes alturas de pé-direito para ter uma volumetria equilibrada”, explicam os especialistas.
Além disso, a construção foi elevada a 40 centímetros do solo, criando uma base que se assemelha à laje da cobertura, reforçando a unidade longilínea. Grande parte dos acabamentos recebeu personalização própria, com objetos que até então ainda não haviam sido projetados pelo escritório, como desenho de puxadores, personalização de cores de torneiras e ferragens de banheiro, por exemplo.
Outro diferencial é que os rodapés foram embutidos nas paredes, com um deles sendo feito de madeira especialmente produzida para a casa. Nesse mesmo aspecto, entre os itens mais diferentes que fazem parte do projeto estão a aspiração central, ar-condicionado central, piso de madeira na área íntima (Assoalho Cumaru), forro de madeira na sala (lambri de Tauary), esquadrias de alumínio minimalista cor inox escovado, gerador à gás, sistema de aquecimento de água solar e à gás, sistema de geração de energia fotovoltaica,piscina com revestimento em pedra natural Hijau, e com borda infinita, além do closet da suíte master com 40m².
Serviço
Nome do responsável pelo projeto: HAUS Arquitetura
Metragem do projeto: 1.200m²
Nome do projeto: Casa Lagos do Shanadú
Endereço do escritório: Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2090 – Jardim Esplanada, Indaiatuba – SP
Telefone celular: (19) 3801-3018
Instagram: @haus.arquitetura
E-mail do profissional: [email protected]