#Conteúdo e Visibilidade: Brisa da tarde na Casa Refúgio: um convite ao lazer e à serenidade
Por Luana Santos
Fotos: Jefferson Ohara
Localizada no Condomínio Jardins de Monet, em Maringá, a Casa Refúgio é um projeto assinado por Gil Cezar Rosa, arquiteto e urbanista à frente do escritório GYF Arquitetura.
Com uma metragem total de 408,26 m², a residência foi pensada para ser um verdadeiro refúgio de lazer e convívio familiar, atendendo às expectativas de um casal de empresários próximos à aposentadoria, com filhos na faculdade e muitos animais de estimação.

A Casa Refúgio nasceu de uma indicação especial: clientes que já conheciam o trabalho da GYF Arquitetura por meio das redes sociais e possuíam um terreno vizinho no mesmo condomínio recomendaram os serviços de Gil.

A localização, afastada do centro urbano, mas com estrutura de resort, inspirou a criação de um projeto que priorizasse o conforto. Entre as solicitações, destacaram-se quatro suítes amplas e confortáveis, todas voltadas para a piscina, com grandes janelas que permitem a entrada de luz solar e uma conexão visual com a varanda externa.

No living destaca-se o painel ripado de madeira que atua como divisória visual entre os ambientes, servindo também como suporte para a televisão. Essa solução contribui para a setorização sutil dos espaços sem comprometer a fluidez do layout. O uso de tons neutros – bege, areia e madeira clara – cria uma atmosfera acolhedora e sofisticada, reforçada pela presença de elementos têxteis com textura, como as mantas e almofadas no sofá.

Na cozinha gourmet integrada à sala de jantar, o protagonismo é dado à marcenaria em padrão amadeirado, combinada a superfícies em cinza claro e pedra escura. A ilha central e o volume vertical em pedra natural escura funcionam como pontos de ancoragem visual, proporcionando contraste ao ambiente claro.

Na área externa, a proposta mantém a sofisticação e a coesão visual do interior, com uma linguagem arquitetônica que valoriza linhas puras e volumes bem definidos. A piscina torna-se o elemento central da composição, com seu formato orgânico e acabamento que dialoga com a natureza ao redor e reforça a sensação de frescor e relaxamento.

Serviço:
Nome do responsável pelo projeto: GYF Arquitetura
Metragem do projeto: 408,26 metros quadrados
Nome do projeto: Casa Refúgio
Nome do fotógrafo: Jefferson Ohara (@jef.ohara)
Endereço do escritório: Av. Cerro Azul 3343 – Loja 02, Maringá-PR
Telefone celular: (44) 98452-9861
Instagram: @gyf.arquitetura
Email: [email protected]