#Conteúdo e Visibilidade: Apartamento dos anos 1950 nos Jardins, em São Paulo, ganha reforma contemporânea, com peças de design assinado e obras de arte
Por Giuliana Capello
Fotos: Wilson Dorigon
Na sala de estar, os tons neutros do mobiliário ressaltam elementos em madeira e o verde das plantas
No bairro nobre Jardins, na capital paulista, a arquiteta Fernanda Peçanha concebeu o projeto de reforma deste apartamento de 285 m², cujos proprietários são grandes amantes da arte. Formada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e com mais de 20 anos de carreira, Fernanda é apaixonada por transformar desejos em espaços reais e únicos — tudo pensado com carinho, atenção aos detalhes e foco no que realmente importa: o bem-estar.
Obras de arte são parte importante da decoração do imóvel
O apartamento dos anos 50 nunca havia passado por nenhuma alteração. A reforma foi completa, envolvendo elétrica, hidráulica, sistema de ar condicionado, reformulação do layout e adequação às necessidades dos proprietários.
Integrada à sala de estar, a sala de jantar tem mesa para dez lugares
“Mantivemos e restauramos o piso de taco de madeira dos quartos e corredor íntimo. O resultado é um apartamento contemporâneo, aconchegante e muito bem pensado para acolher diversos ambientes e experiências que expressam os desejos dos clientes”, conta a arquiteta.
Ícones do design brasileiro têm lugar especial no projeto, como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, à esquerda
O apartamento foi pensado para ser um refúgio para a família (um casal com dois filhos) que hoje mora fora do país, mas que deseja retornar à moradia no futuro. “Eles nos pediram um apartamento com muita brasilidade, tendo mobiliários assinados, pedras brasileiras e itens que representassem o Brasil”, emenda Fernanda. Com isso em mente, ela inseriu peças de mobiliário com assinaturas singulares, como Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Jader Almeida e Dado Castello Branco.
A adega e o bar com espaço para drinks foi um dos pedidos pessoais do cliente
Fernanda ainda contemplou alguns pedidos pessoais dos clientes. Criou um escritório com sistema de ventilação para uso de charutos e um espaço para armazená-los, além de um ateliê de costura e pintura (hobbies da cliente). Ela também incorporou um louceiro para armazenar todas as louças especiais dos moradores, desenhou uma cozinha em ilha e integração com área social e, na sala de estar, reservou um espaço especial para adega e drinks.
A cozinha agora está aberta e integrada à sala de estar e jantar
Além disso, obras de arte de artistas como Palatnik, Isabela Despujols, Piero Fornasetti, Deborah Engel e Clara Veiga são parte da identidade do novo apartamento.
O projeto assinado por Fernanda Peçanha vai além de uma simples reforma: é a tradução sensível do encontro entre história, arte e afetos. Ao unir design brasileiro, obras de arte e soluções sob medida, a arquiteta transformou o apartamento dos anos 1950 em um refúgio contemporâneo, repleto de significado. Um espaço que acolhe, inspira e carrega, em cada detalhe, o desejo de pertencimento agora e no futuro.
Fernanda Peçanha, da FP Arquitetura
Serviço
Nome da profissional: Fernanda Peçanha – FP Arquitetura
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401 – Conj. 3116, Torre C2 Tarumã, Parque da Cidade, Chácara Santo Antônio, São Paulo, SP, CEP 04794-000
Telefone: (11) 91489-6868
E-mail: [email protected]
Instagram: @fparquitetura
Nome do projeto: Projeto NF Jardins
Metragem: 285 m²
Fornecedor Club&Casa: InCasa