Confira os destaques da CASACOR São Paulo 2024
Espaços são inspirados no tema “De Presente, O Agora” e trazem reflexões sobre ancestralidade, sustentabilidade, tecnologia e o futuro que desejamos deixar para as próximas gerações
A CASACOR São Paulo, principal evento da maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, começa nesta terça-feira, 21 de maio, e segue até 28 de julho, no Conjunto Nacional, com o tema “De Presente, O Agora”.
Em 2024, a mostra ocupa um espaço de 9.000m² de área construída, com uma configuração totalmente nova para os visitantes, que poderão conhecer ainda mais de perto e desfrutar de bons momentos com vista privilegiada para a arquitetura do icônico edifício modernista, assinado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014).
O circuito tem 5 áreas dedicadas a exposições e instalações artísticas e 70 ambientes entre 8 estúdios e lofts, 16 casas, 7 jardins, 6 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex com espaço família, 4 lojas e operações comerciais, além de quartos, lavabos, salas de leitura, home office, home cinema, lavanderia, cozinhas, livings e até um espaço de coworking totalmente funcional, que poderá ser utilizado pelos visitantes.
Parceiros do Club&Casa Design marcam presença na mostra
É com alegria que parabenizamos todos os profissionais parceiros do Club&Casa Design que estão presentes na CASACOR São Paulo 2024. Com projetos inspiradores e cheio de personalidade, eles são destaque na maior mostra de decoração da América Latina. Confira os projetos:
Estúdio Refúgio – ADVP (Andressa Danielli e Vanessa Pasqual)
Qual é a abordagem perfeita para honrar as vivências que nos trouxeram até aqui? Foi essa a pergunta que norteou o Estúdio Refúgio de Memórias, projeto da AD|VP Arquitetura para a 37ª edição da CASACOR São Paulo. As arquitetas Andressa Danielli e Vanessa Pasqual são as mentes criativas por trás do estúdio de 88 m², que busca a reconexão com o passado como fio condutor do ambiente.
Marcando presença pelo segundo ano consecutivo na mostra paulistana, o ambiente integra harmoniosamente sala, cozinha, quarto e banheiro, criando uma atmosfera fluida e convidativa. Para retratar a temática “De presente, o Agora”, elas pensaram em um ambiente que celebra o momento presente com inspirações do passado, enriquecido pela bagagem das experiências vividas.
Casa TAO – Barbara Dundes
Alinhada com o tema da mostra este ano, Barbara se conectou ao taoísmo, uma tradição filosófica oriental que tem como teoria o Tao, palavra chinesa que pode significar “caminho” ou “método” e que dá nome ao espaço para ser o pilar do projeto. Seguindo esse conceito, o ambiente busca evidenciar e compreender o universo, a natureza e a constância dos seus ciclos de transformações.
Com 62m2, a “Casa TAO” é composta por cozinha, quarto, banheiro e sala. Logo na entrada, o visitante é impactado com o destaque do ambiente: uma imponente árvore, que cria um paradigma da ligação com o que é primitivo e traz a sensação de respiro e alívio, gerando conforto e bem-estar, desenvolvendo um ritual de valorização do que é comum e essencial, efetivamente um presente, a simbologia clara da raiz do que é ancestral.
Acalanto e Encontros – Bruno Moraes
Materializado a partir de camadas históricas, contemporâneas, culturais e tecnológicas, o ambiente Acalanto e Encontros, assinado pelo arquiteto Bruno Moraes, do BMA Studio, é um verdadeiro portal para a alma do Brasil, onde cada detalhe valoriza as muitas raízes que formaram o país. Em sua inspiração, ele deixa seu olhar esperançoso para o futuro da arquitetura nacional através de uma proposta com intersecções entre história, cultura e design, que convida os visitantes a emergirem em uma experiência que transcende o tempo.
Bruno entrelaçou passado, presente e futuro em uma narrativa arquitetônica sustentável e autêntica, evidenciada na escolha dos elementos, no uso de materiais reciclados, técnicas construtivas eco-friendly e práticas de design consciente.
Lounge Bar Happiness – Carla Felippi
Logo na entrada da mostra CASACOR, a arquiteta Carla Felippi assina o ambiente Lounge Bar Happiness, que convida o visitante a sentir a experiência da atenção plena focando nas diferentes sensações que a luz ou sua ausência provocam no ser humano.
Nos 85 m² que permeiam o Lounge Bar Happiness, a arquiteta simulou diferentes cenas de luz e até uma ‘stroboscopic sequence’ que incentivam pulos de alegria, para que o visitante mergulhe numa experiência sensorial que contrapõem momentos de calmaria e excitação. A profissional estudou a biologia humana para entender como a arquitetura de interiores pode interferir no bem-estar e felicidade das pessoas, transmitindo além das sensações e sentimentos.
Bilheteria Solos – Daniela Funari
A arquiteta Daniela Funari, à frente de seu escritório homônimo, trouxe brilhantemente para a edificação do espaço que abre o circuito da mostra o lounge de entrada e bilheteria, que acontece mais uma vez no Conjunto Nacional, em plena Avenida Paulista.
Intitulado como Solos, o que norteou Daniela foi a diversidade dos solos brasileiros, tendo em vista o intuito de configurar a base geológica do Brasil através de recursos da arquitetura dentro de um layout e uma decoração que acompanham as cores e texturas encontradas em diferentes regiões.
Café Isabela Akkari – Flávia Burin e Bruna Moretti (Studio HA)
As arquitetas Flavia Burin e Bruna Moretti, do Studio HA, inovam mais uma vez e apresentam um projeto inspirador na CASACOR. A dupla assina o ambiente Café Isabela Akkari, a convite da LG, marca da qual a confeiteira, famosa por criar doces saudáveis, é embaixadora. Alinhado com o tema do evento este ano, que é De Presente, o Agora, o conceito do espaço é um convite à reflexão.
Para o mobiliário, a dupla selecionou peças que mesclam os estilos clássico e contemporâneo com a intenção de criar uma fusão entre a marca Isabela Akkari e o Studio HA. Na decoração, também chama a atenção os pendentes com franjas posicionados sobre as mesas, que foram desenvolvidos pelo Studio Cris Bertolucci especialmente para o projeto. Além disso, outro destaque é a obra do artista Arthur Grangeia, que fez um grande painel de azulejaria pintado à mão (5 m x 2 m), composto por 90 molduras independentes de 30 x 30 cm cada.
Refúgio Ancestral – Gabriela Prado
Valorizar a história por trás da construção histórica do Conjunto Nacional foi o ponto de partida para o projeto do Bar Caracol. O ambiente, assinado pela arquiteta Gabriela Prado em sua estreia na mostra, teve como foco a estrutura do teto, reinterpretando os antigos vitrais da construção paulista. Com 152 m², incluindo 112 m² de área interna, o espaço apresenta um layout fluído, com o sofá como peça central, proporcionando um ambiente aconchegante, como o de casa.
Casa Cosentino – Laura Rocha
Um dos principais nomes da arquitetura e do design de interiores, Laura Rocha assina ambiente especialmente desenhado para a marca Cosentino, multinacional líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis para o mundo da arquitetura e do design, na CASACOR São Paulo. Com 156m², o espaço “Casa Cosentino” inspira-se em criar um ponto de encontro entre a arte e a música proporcionando a reconexão com o momento presente.
Sertões do Saber – Marina Salomão
“O sertanejo, antes de tudo, é um forte… E o sertão é um paraíso”. Trechos do clássico da literatura “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, conhecido por ficcionalizar importantes elementos da nossa cultura, deixam evidente que o projeto da arquiteta Marina Salomão na 37ª CASACOR São Paulo tem as raízes e histórias brasileiras envolvidas em sua concepção.
Ao longo dos 68 m2 de extensão da livraria, desde a entrada com portas metálicas envidraçadas, até seu interior e o depósito oculto, Marina projetou um lugar que exerce um papel comercial, mas que, ao mesmo tempo, abraça o visitante como se fosse um grande living. Não só a definição do layout e da iluminação, como a seleção dos materiais, mobiliário e objetos decorativos, convidam as pessoas a relaxarem e aprofundarem no universo da leitura.
Bar Speakeasy Adorado – Rafael Zampini
Dono de uma linguagem pura e sóbria, o arquiteto Rafa Zampini, sob o comando
do Studio Rafa Zampini, se desafiou ao experimentar uma proposta pautada na profusão de elementos, cores e texturas na sua participação na 37ª CASACOR São Paulo, no Conjunto Nacional.
Ao projetar o Bar Speakeasy, tendência americana dos estabelecimentos intrigantes para quem deseja apreciar drinques e aperitivos em espaços escondidos, ele apostou em provocações visuais e sentimentos nostálgicos, representados pelo uso de rosetas volumétricas no teto, papel estampado e boiserie nas paredes, além de luzes quentes e indiretas.
Ilhas de Reflexão – Red Square Arquitetura (Débora Pinheiro e Renata Nascimento)
A introspecção e a reflexão sobre a vida são práticas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e a busca do significado que cada um de nós atribuímos para nossa existência. Assim, a capacidade de olhar dentro de nós para explorar pensamentos, sentimentos e experiências nos abrem uma janela para a autenticidade e o autoconhecimento.
Para as arquitetas Débora Pinheiro e Renata Nascimento, do escritório Red Square Arquitetura, a arquitetura carrega esse poder de, por meio de escolhas assertivas e criativas, conceber espaços que incentivem a consolidar sentimentos de calma e serenidade que nos levam à paz interior.
Foi com essa inspiração que elas, estreantes no seleto rol de profissionais da CASACOR São Paulo, assinam o banheiro público Ilhas de Reflexão que, alinhado ao tema da edição 2024 ‘De presente, o agora’, explora o conceito do útero como princípio gerador da vida humana. Funcional, aberto e fluído, o ambiente é repleto de materiais orgânicos que vão transportar os visitantes para breves momentos de meditação.
Ecos do Passado – Renan Altera
Na edição de 2024 da CASACOR São Paulo, Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, apresenta “Ecos do Passado”, um loft multifuncional de 71m² construído pela Constech. Este espaço une o legado da arquitetura histórica, revisitando períodos arquitetônicos significativos, à modernidade contemporânea, promovendo reflexões sobre herança cultural, sustentabilidade e tradição.
O tema deste ano, “De Presente, o Agora”, inspirou a criação do espaço “Ecos do Passado”. O conceito busca refletir sobre a herança deixada pelos nossos antepassados e a influência que ela exerce sobre o presente, bem como o legado que deixaremos para as gerações futuras. Essa reflexão é abordada através de uma jornada arquitetônica que percorre diferentes períodos históricos, representados por elementos simbólicos integrados ao design contemporâneo do ambiente.
O espaço é projetado para demonstrar a coexistência de múltiplas influências e tradições, criando um diálogo entre o passado e o presente e promovendo uma consciência sobre a importância de valorizar nossa herança cultural enquanto buscamos um futuro sustentável.
Casa Átimo – Renato Mendonça
A Criare, referência em ambientes planejados, convidou o renomado arquiteto Renato Mendonça para uma parceria inédita na CASACOR São Paulo. Seguindo o tema da edição, “De presente, o agora”, Renato assina a “Casa Átimo”, um projeto que reflete sobre o poder da transformação em um átimo de segundo, sobre a passagem do tempo e da vida, para viver no presente, mas consciente do futuro.
O ambiente é amplo, com 110m2, teto inclinado, pé-direito alto e grandes vãos, dividido em
duas áreas: uma para o convívio social com cozinha e ilha integrada ao living; e uma área
íntima com suíte, closet, home office e uma sala de banho interligada à varanda paisagística.
Refúgio para Gabi – Studio Marca
No coração do tema “De presente, o agora”, o “Refúgio para Gabi” é muito mais do que um espaço expositivo – é uma jornada emocionante de conexão com as origens, a natureza e o desenvolvimento saudável da criança. Cada detalhe deste ambiente foi meticulosamente concebido para proporcionar uma experiência imersiva e transformadora, convidando os visitantes a celebrarem o presente e a inspirarem-se para um futuro mais sustentável.
Neste ambiente íntimo e acolhedor, o Studio Marca mergulhou profundamente na essência da infância, inspirando-se em princípios educacionais como Montessori, Woldorf e Reggio Emilia. O resultado é um espaço que não apenas estimula a imaginação e a criatividade, mas também promove a autonomia, a independência e o desenvolvimento integral da criança.
CASAVIVA – Trees Arquitetura
Proporcionar uma arquitetura que transmita o conforto de uma casa e que, ao mesmo
tempo, se alinhe com os ambientes comerciais que também estão presentes em nossa vida cotidiana: essa foi a missão cumprida à risca e que norteou a nova criação dos arquitetos Eloy e Felipe Fichberg, à frente do escritório Trees Arquitetura, em sua segunda participação consecutiva na CASACOR São Paulo.
Intitulado CASAVIVA, o espaço de 109 m2 revela a leveza que os profissionais, que são pai e filho, reuniram na concepção de um ambiente familiar com um ambiente formal, criando um hall de entrada, cozinha e sala de estar combinadas com a área de atendimento e a sala VIP do grupo AVIVA, dono do Rio Quente Resorts, em Goiás. Estes, por sua vez, têm o intuito de lançar seu novo projeto “In Casa” nesta edição, que é um negócio de “time sharing”.
Assim, a CASAVIVA exala a integração entre os espaços e o conforto de uma casa que através da sincronia de materiais como o barro dos vasos cerâmicos decorativos ou mesmo naqueles com vegetações, as cores ligadas à terra, as pedras, a palha, e diversas peças decorativas, trazem conforto e calor ao ambiente.
A Resposta – Blaia e Moura
Qual a sua resposta para o nosso amanhã? Diante dos cenários extremos que o Brasil e Mundo vêm enfrentando, essa provocação à reflexão é feita pelos arquitetos Lucas Blaia e Bruno Moura, profissionais à frente do escritório Blaia e Moura Arquitetos, em sua estreia na CASACOR São Paulo. O ambiente A Resposta abriga a tradicional loja da Feira na Rosenbaum, que também participa da mostra pela primeira vez.
Com 55m², o projeto foi desenvolvido aliando contemporaneidade ao encanto do ‘handmade’, refletindo uma brasilidade autêntica em cada detalhe. A principal proposta foi criar um ambiente que unisse, de forma equilibrada, o moderno e o tradicional, com foco na riqueza cultural e a habilidade artesanal do Brasil.
Banheiro Hutukara – Adriana Farias
Um banheiro que conecta os visitantes à natureza, levando-os diretamente a uma viagem para a Floresta Amazônica. Essa foi a inspiração da designer de interiores Adriana Farias no ambiente Hutukara, que assina para a CASACOR São Paulo 2024.
A ideia ao trazer a floresta para dentro do banheiro de 37m2 é criar a sensação de estar em meio à natureza para que os visitantes se sintam abraçados e envolvidos por toda essa atmosfera. Em sintonia com o tema da mostra deste ano, “De presente, o Agora”, a ideia da profissional foi resgatar a essência indígena para inspirar o cuidado com a natureza, usando, sim, seus recursos, mas com responsabilidade e foco na sustentabilidade.
Restaurante Badebec – Johnny Viana
A inspiração para idealizar um ambiente pode vir das mais diferentes fontes, e com o escritório Johnny Viana Arquitetura não foi diferente. Em sua estreia na CASACOR São Paulo, o arquiteto imprime sua personalidade no Restaurante Badebec, que retorna à mostra paulista em um espaço de 346 m² que teve como inspiração as abelhas. A homenagem vai ao encontro com o tema da mostra: “De presente, o agora”, afinal, além de produzir o mel, as abelhas também são responsáveis pela polinização de alimentos, como as frutas, legumes e os grãos, garantindo a segurança alimentar de toda a humanidade.
Sensível à atmosfera única da culinária tradicional do Badebec, o arquiteto se esforçou para replicar esse mesmo clima ao restaurante. Comandado pela chef Lourdes Bottura, o restaurante oferece uma fusão de culinária contemporânea com influências regionais e comfort food. Foi essa a essência que Johnny buscou traduzir na arquitetura, criando um espaço que harmoniza aconchego, contemporaneidade e sustentabilidade, acolhendo calorosamente todos os visitantes.
Parabéns a todos os nossos parceiros que são destaque na CASACOR São Paulo 2024!