Como aumentar as vendas no final do mês? Veja 5 dicas práticas para lojistas
Chegou o fim do mês e a conta não fecha? Calma, separamos dicas práticas que vão alavancar suas vendas e mudar a sua vida!
Se você é lojista, com certeza sabe o quão desafiador é manter as vendas em alta e fidelizar os clientes. E quando chega o fim do mês, e a conta começa a não bater, pode até dar um receio, mas é possível reverter o cenário – basta seguir essas dicas que o Marcos Nascimento preparou para você:
1 – Invista em clientes mais quentes
A primeira dica para aumentar suas vendas no final do mês é focar nos seus clientes mais quentes, que são aqueles profissionais que já costumam comprar na sua loja ou que já estão mais preparados para receber a sua oferta. São aquelas pessoas que já estão envolvidas, desejando e estão a um passo de comprar de você. Só precisam de um “empurrãozinho”.
2 – Foque nos orçamentos mais altos
Uma dica simples para aumentar o faturamento da sua loja no final do mês é focar em orçamentos mais altos, que aumentem o valor do ticket médio do mês. Isto é, em vez de investir tempo para fechar vários pequenos projetos, vá em busca de um projeto maior e que te trará mais retorno financeiro.
3 – Não mande WhatsApp, ligue
O atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma loja. E nada mais pessoal do que uma ligação, um tom de voz agradável e uma troca personalizada. O telefonema costuma dar mais retorno justamente pelo atendimento diferenciado, que mostra que você se importa com ele. E tem mais: quem fica esperando cliente aparecer, acaba perdendo para a concorrência que chega antes!
Na prática, essas dicas são supersimples de serem executadas e adotadas no dia a dia da sua loja, mas você verá como esses conselhos vão trazer melhora nas suas vendas. Além disso, vale lembrar que é importante manter um calendário de ações e promoções, e ainda manter um ambiente agradável na sua loja e estar sempre atento às necessidades dos seus clientes.
4 – Avalie as métricas de vendas
Tudo que é medido, pode ser melhorado. Avaliar os indicadores de resultado de carteira vai dar a você norte do que deve ser feito para aumentar as vendas. Toda grande empresa faz medições frequentes de como está a carteira de clientes, como precisa melhorá-la e quais são seus principais índices de desempenho, sejam negativos ou positivos.
Confira quais são os índices que devem ser medidos:
Taxa de conversão de clientes;
Taxa de conversão de valores;
Taxa de clientes perdidos e motivos de perdas;
Ticket médio de vendas;
Ticket médio dos orçamentos perdidos;
Timing de compra (data de entrada do orçamento x data de fechamento do pedido).
5 – Reúna a equipe para discutir as melhores ações
Sua equipe de vendas deve estar 100% focada para fechar as negociações pendentes e atingir a meta, por isso a última semana do mês é um momento crucial. Reúna seu time e discuta em conjunto ações que possam resultar em mais mais fechamentos de projetos.
Sobre Marcos Nascimento
Marcos Nascimento é fundador da plataforma de streaming ArqPlay e da agência Orbe. O profissional também é mentor de mais de 2.000 arquitetos e designers de interiores em performance para fechamento de negócios e treinador de mais de 500 lojas das principais marcas do mercado Arq&Decor, além de autor do livro A Arte de Vender Projetos.