#Club&Casa Home – Viva os materiais naturais: retrofit do pergolado e transformação do living e dos quartos são destaques desta morada

Imóvel em estilo rústico/moderno ainda exibe ótimo uso da madeira.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Henrique Ribeiro/Divulgação

Tudo junto, mas devidamente separado. Assim é o poderoso living, que integra espaço gourmet (muito bem equipado), mesa de jantar sob cinco luminárias pendentes de modelos diferentes, conversé com par de poltronas e mesa de centro feita com madeira de descarte.

O generoso pergolado de madeira no entorno deste sobrado precisava ser restaurado, pois estava mal-executado e causava vazamentos dentro da casa. “Trocamos todos os vidros, acrescentamos madeiras para seu melhor apoio, colocamos calhas e instalamos esteirinhas internamente”, diz a designer de interiores Fernanda Moreira, que arregaçou as mangas para tocar o trabalho no imóvel de 567 m² de área construída e 815 m² total, localizado em City Boaçava, São Paulo (SP).

Os proprietários são um casal com uma filha e dois cachorros (um golden e um bernese). Eles ainda demandavam um retrofit geral em toda a estrutura da casa: piscina, jardim, pintura, esquadrias e portões, além de um décor marcante para o living e novo projeto para os quartos e escritório.

A sala de estar tem como ponto focal uma descolada mesa de bilhar com tecido vermelho e, ao seu lado, sofá-ilha em gomos, com um dos lados voltado para a TV e, o outro, para a sala de jantar. Esta última tem a função de dividir os ambientes, “unindo-se aos elementos que compõem a estrutura de arquitetura da casa”, observa Fernanda. A varanda gourmet está anexa ao living e, ao abrir as portas de vidro deslizantes, é possível abraçar o jardim com a piscina, criando um espaço de muita descontração. O balcão de cimento tem formato de U e manteve seus “apetrechos” originais: cooktop, forno de pizza, churrasqueiras e fogão de lenha. Um charme extra? A coleção de vasos de vidro na sua extremidade.

Nas duas extremidades do living, brises fixas auxiliam no controle lumínico, assim como as persianas com tela solar, automatizadas, em todo o contorno do amplo ambiente. Mobiliário e tapetes, Q-Spaço.
Confortável home theater, além de mesa de bilhar (veja foto acima) também compõem o amplo e completo living.
“Ficou sensacional”, exclama Fernanda em relação ao quarto da filha. No mezanino com estrutura metálica (Prime Gattai), para acomodar as amigas, a profissional criou um mix de degraus com estante. “Também utilizei ripamento, mas com estruturas robustas, já que o ambiente tem bom tamanho e pé-direito alto. Fiz bom uso da madeira com a laca rosa, e o resultado foi emocionante”, ressalta.
Para arrematar, uma foto da jovem com seus cavalos foi enquadrada numa grande caixa de acrílico sobre a cama (Arte Própria).
Em verde Tiffany, a poltrona de leitura compõe com a foto ao lado e se contrapõe à madeira, que reina nos ripados, portas e janelas, ressaltando o apreço aos materiais naturais.
O home office divide espaço com a sala de TV, que também reserva lugar para os pets. “Criei caminhas baixas sob a bancada, que segue linear da porta de entrada à janela. Dividi os espaços com um gaveteiro que dá apoio à área de trabalho”, explica Fernanda. Para imprimir um ar mais masculino, a profissional lançou mão de preto e madeira, papel de parede com textura bem pequena de couro de cobra (Bucalo Papéis de Parede) e descolado tapete com desenhos orgânicos. A iluminação da marcenaria é da Decorlight Iluminação.
Fernanda Moreira Designer de Interiores