#Club&Casa Home – Visual gringo imprime teor multifacetado à casa da família em expansão

Unindo elementos naturais à marcenaria provençal, o modelo rústico comum em residências norte-americanas se faz presente nesta morada.

Fotos: Sidney Doll/Divulgação

Oposto ao corredor de passagem, o enorme sofá com chaise, desenhado pelo escritório, acompanha tanto a área da lareira quanto a da TV. O espaço é complementado por poltronas.

À espera do primeiro filho, um jovem casal desejava um projeto de interiores que contemplasse plena integração, contemporaneidade, claridade e conforto no sobrado de 360 m², em Santana de Parnaíba (SP). A designer de interiores Fernanda Calvo, então, partiu de uma base contemporânea (a arquitetura é assinada por André Cristoffoli) para adicionar a nuance rústica típica das casas norte-americanas, com piso e teto de madeira, pedras nas paredes e armários clássicos.

Unificada pelo piso em porcelanato amadeirado, a área social englobou o espaço gourmet, em que a ampla mesa de refeições, para 10 pessoas – isso porque acomoda quatro pessoas em suas pontas –, com clássicas cadeiras com encosto de palhinha, também atende como sala de jantar. Além dela, uma vez que os clientes gostam muito de receber amigos e familiares, o espaço ganhou churrasqueira (Piramide Coifas e Eletrodomésticos) e ilha, confeccionada em lâmina ultracompacta em branco calacata, e mesa de sinuca. Toda revestida por pedras naturais, a parede principal aloca o rack com lareira (também da Piramide) e a TV, que, com braço articulado, pode ser vista de qualquer ponto da área social, inclusive da cozinha, ambiente que ladeia o hall. O grande sofá (7,2 m de comprimento), por sua vez, também chama a atenção por suas costas em couro caramelo.

Aberta para a sala, a cozinha adotou a mesma lâmina ultracompacta do gourmet tanto na ilha central, com cooktop, coifa (Piramide Coifas e Eletrodomésticos) e área para refeições, como na bancada de trabalho, aqui subindo a parede até o teto. Os armários provençais são em laca em tom azul-marinho, incluindo a cristaleira.
O forro em ripado de madeira no teto aquece o espaço gourmet, que exibe marcenaria provençal em laca cinza (mesmo tom empregado na parede da cozinha e do hall) e bancada e backsplash também em lâmina ultracompacta que emula o mármore calacata.
O pedido por uma cama grande na suíte máster foi atendido com um modelo king size, que recebeu cabeceira estofada, desenhada pelo escritório, em verde-musgo – tom eleito pelo casal –, na parede com clássicas boiseries. O enxoval é da Dela Decor. A penteadeira fica na lateral.
Os armários em marcenaria com serralheria levam modernidade ao closet.
Com vista para a mata, o banheiro máster, com hidro posicionada na área de contemplação, foi quase todo recoberto pelo requinte do porcelanato branco marmorizado. A exceção é o teto, com sanca invertida
e iluminação acolhedora.
Criado antes da gestação, o quartinho de bebê segue em proposta neutra e atemporal, com a rústica parede de tijolinhos (Prime Revestimentos) em contraste com os móveis provençais brancos.
Também unissex, o banheiro que o acompanha é revestido por porcelanato marmorizado e azulejos em verde bem clarinho.
Designer de interiores Fernanda Calvo