#Club&Casa Home – Vista panorâmica vira parte do décor em projeto contemporâneo

Muita madeira reveste e aquece o charmoso apartamento com espaços integrados e uma vista de tirar o fôlego!

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Julia Novoa/Divulgação

Na parede oposta ao conjunto gourmet foi criado um pequeno estar com jardim vertical, para aproveitar o pé-direito duplo (página anterior)

Neste apartamento de 155 m², o diferencial já começava pela moderna fachada do edifício Galeria 90, localizado na Vila Olímpia (São Paulo), sugerindo que os ambientes internos seguissem a mesma linguagem.

O arquiteto Renan Altera aproveitou o gancho descolado em um projeto contemporâneo e que sabe explorar as vistas privilegiadas do imóvel. A varanda gourmet, integrada ao estar, recebeu tratamento especial, com uma bancada em ilha revestida por mármore. Sobre ela, uma coifa em aço inox, material que se repete no acabamento da geladeira duplex e dos demais eletros, na parede posterior.

Quatro banquetas garantem acesso a ela e podem ser viradas para a TV, instalada na parede oposta, que recebeu um jardim vertical. Para dar mais privacidade ao home theater, esse ambiente passou a ocupar o antigo espaço da cozinha, reposicionada para o terraço de serviço. Esse setor foi mantido, mas isolado do estar por duas portas de marcenaria.

Outra alteração estrutural foi a mudança da porta de entrada, para que o lavabo ficasse mais próximo do social. Também foi ajustado o sistema de ar-condicinado (SulFrio). Tons amadeirados mais claros e os acinzentados para os armários em MDF compõem a paleta, permitindo a adoção de papel de parede cinza, compondo com o cimento queimado.

A cor da ambientação fica por conta das obras de arte e alguma peça de mobiliário, protagonistas da personalização da casa. Nos pisos, a ala social ficou com o porcelanato em tom de cinza e, a íntima, com tacos de madeira cumaru.

A varanda recebeu luminárias sobre a bancada em ilha. A divisória com o living foi eliminada, permitindo desfrutar melhor da vista da cidade.
A base de tons neutros dita o clima de conforto. Uma graciosa composição chama a atenção: duas poltronas pendentes de tamanhos diferentes foram posicionadas lado a lado, para que a filha do casal possa compartilhar o espaço com os adultos.
Na suíte máster (abaixo), a cama queen size de marcenaria tem cabeceira estofada cinza; as portas espelhadas do guarda-roupas dão mais amplitude e leveza ao espaço. A madeira está presente no painel ripado atrás da cabeceira.
Painéis de madeira ripada e lisa compõem a parte superior do lavabo, que ainda ganhou, como contraponto, porcelanato Venato Black, da Roca, que invade paredes, piso, bancadinha e pia esculpida. O espelho e a luminária pendente são charmes à parte.
Arquiteto Renan Altera