#Club&Casa Home – Vista da mata nativa presenteia toda a área social deste lar

A paisagem, os panos de vidro, a presença massiva da madeira e algumas curvas pincelam vida nesta
morada em que reinam os matizes neutros e o design leve.

Fotos: Favaro Jr./Divulgação

Ao lado do luminoso estar e privatizado por painel com porta deslizante, o home theater é confortado pelo rodameio em ripado de madeira, quadro com paisagem litorânea e sofá e tapete fofinhos. O conforto térmico – já conferido pela madeira – foi reforçado pelo piso, que, embora marmorizado, é todo aquecido na área social e nas suítes.

A ideia inicial era que, logo ao adentrarem o hall do sobrado de 600 m², em Arujá (SP), a família – um casal com filha – e os convidados se deparassem com o espetáculo natural presente nos fundos do imóvel. Com isso, a arquiteta Fernanda Bertolla, que criou o projeto do zero, usou e abusou de grandes panos de vidro como fechamentos, que, preenchendo praticamente a totalidade dos 4,5 m de pé-direito, oferecem vista mais que privilegiada da área verde. Ao material transparente, que transcorre por todo o living até a cozinha, aliou a naturalidade da madeira, presente em móveis e na interessante marcenaria ripada que começa revestindo uma das paredes, continua como moldura para a estante e vira um forro, estendendo-se centralmente até o ambiente culinário.
Na transição dos espaços, a mesa de jantar Matriz, de Jader Almeida, com finíssima espessura e estética madeirada, é puro requinte, compondo apenas com cadeiras estofadas, pendente com globos e cristaleira envidraçada. Todos os ambientes já mencionados, assim como as suítes, ocupam o andar térreo do imóvel.
A área externa tem convidativa piscina e mobiliário de corda náutica matizada em tom azul intenso e estofado em cinza. São espreguiçadeiras, poltronas, apoio para pés, namoradeira e até um inspirador balanço, este suspenso no bloco que acomoda as suítes.

Em formato símile ao de uma imensa concha, o sofá do living convida ao conforto. Compõem harmoniosamente com ele o banco de madeira, a dupla de mesas laterais e as mesas centrais que somam quatro apoios: dois tampos e duas circunferências estofadas. Quase tudo foi ordenado em tons de branco e madeira.
Integrada ao jantar e ao living, e com a mesma vista privilegiada, a cozinha americana segue em variações de cinza-claro e contempla ilha central com cooktop e bancada para refeições rápidas, generosos gavetões e armário para acolher os eletros e a diversidade de utensílios.
Com pavimento térreo projetado no nível da rua, a contemporânea fachada, de linhas retas, recebeu detalhes em cimento queimado e em revestimento amadeirado, além da notável porta de acesso ripada em alumínio, pivotante e com 3,5 m de altura e 3 m de largura. Paisagismo: Patricia Pissinatti.
A refrescante área externa, com direito a espreguiçadeiras e a uma poltrona pendente.
Arquiteta Fernanda Bertolla