#Club&Casa Home – Um completo espaço de lazer ganhou proeminência na casa de família

A repaginação das varandas e da área da piscina figuram entre as principais transformações conduzidas nesta verdejante morada.

Fotos: Andréa Fadini e Sidney Doll/Divulgação

O antigo branco absoluto da fachada deu lugar a afáveis acabamentos madeirados e à elegância do revestimento Mosaico Etrusco, da Castelatto, com textura rústica que reproduz o efeito do tempo sobre mármores gregos e italianos. À esquerda, a porta principal, em madeira dentada, é da Madel.

Espaços confortáveis e receptivos eram as adequações necessárias para o sobrado de 780 m², implantado em um terreno de 1.290 m², em Tamboré 1, Barueri (SP), onde vivem um casal e os filhos de 9, 17 e 18 anos (duas meninas e um rapaz). A arquiteta e designer de interiores Karen Siriani, além de criar uma laje em avanço, eliminou boa parte da larga escada – tornando-a compacta e igualmente funcional – que unia a área da piscina à varanda gourmet e desnecessariamente contornava este segundo ambiente. Tudo isso para criar um espaço para a tão essencial mesa de refeições, aqui confeccionada em granito Marrom Imperial. O fechamento da nova extensão foi realizado por vidros transparentes.

A varanda que costeia a área íntima, no piso superior, teve a antiga estrutura de ferro e vidro substituída por uma de madeira com telha térmica, para barrar o excesso de calor. Em concordância com o porcelanato Tavola Be Hard do piso (Portinari, à venda na Prime Revestimentos), móveis rústicos, como a mesinha de toras de madeira e o sofá com base revestida em palha, tornaram o espaço ainda mais acolhedor. Convidativa, a piscina, antes profunda demais, foi adaptada com uma ala rasa na qual é possível acomodar cadeiras dentro, além de ganhar aquecimento elétrico. O revestimento interno, que imita pedra hijau, e os da borda e do piso externo foram fornecidos pela Glass e Cia. Iluminação externa e das varandas: Prime Iluminação.

Em nível acima ao da piscina, a varanda gourmet recebeu mesa – no lugar da antiga escada –, que se estende acomodando, inclusive, um balcão refrigerado. O fechamento superior desta metragem extra também foi feito em vidro, com trilho de iluminação.
Antes extremamente quente, ao ser aconchegada por pergotelha e forro de bambu, a varanda superior tornou-se o espaço onde a família se reúne para conversar, tomar café e apreciar o pôr do sol. O guarda-corpo recebeu vidro mais alto que o convencional, para garantir a segurança da filha mais nova.
Com ampla mesa de madeira e cadeiras estofadas, a sala de jantar acomoda oito pessoas e é sofisticada pelo combo formado pelo majestoso e clássico lustre de cristal, o espelho com moldura revestida pelo mesmo papel de parede (Muse Wallpaper), de tom pastel, e os tijolos de vidro
ondulado transparente.
O home office foi equipado com duas mesas de estudo, para os filhos mais velhos, e uma belíssima estante de madeira preenchendo a parede, de ponta a ponta. Nela, há nichos fechados e abertos – estes últimos com iluminação –, além de um espelho central, que produz sensação de amplitude.
No home theater, confortáveis poltronas reclináveis, dispostas em duas diferentes alturas, garantem melhor usufruto do grande telão durante as sessões de cinema em casa. Paredes escuras e persiana blackout (Dela Decor) completam a ambientação.
Com cuba esculpida, a bancada do lavabo foi confeccionada com mármore travertino e recebeu um glamouroso espelho clássico emoldurado em madeira maciça. Refletida no espelho, uma outra moldura madeirada embute a persiana rolô. Metais (Decor Banho) e adereços seguem, respectivamente, em rose gold e ouro velho.
Arquiteta e designer de interiores Karen Siriani