#Club&Casa Home – Traços arquitetônicos, acabamentos, mobiliário e adornos transbordam contemporaneidade nesta linda morada

A palavra de ordem é a integração no imóvel que ocupa um dos lotes do condomínio Cyrela Landscape Taubaté, no município paulista considerado a capital nacional da literatura infantil.

Fotos: Ronaldo Rizzutti/Divulgação

Na achada de linhas retas, os pavimentos são sobrepostos de modo distinto, com expressão volumétrica. Brises em três tons de alumínio, esquadrias metálicas e ripas de madeira cumaru, no forro, estruturam e matizam a frente da casa.

Construído do zero, o sobrado de 400 m² é um verdadeiro exemplar de integração contemporânea, que acomoda um casal e a filha pequena. Ao unir uma paleta sóbria ao caloroso efeito madeirado, ao pacífico paisagismo (de Giorgia Abifadel), com pomposas folhagens, e a elementos que inserem no conceito moderno a doce presença retrô, a arquiteta Viviane Fortes humanizou a ambientação, preservando a estética sóbria e indubitavelmente elegante.

Amplo ambiente da casa, a varanda gourmet – com vista livre para a piscina, por meio dos grandes panos de vidro deslizantes – concentra um afável espaço de estar, com sofá em couro caramelo, tapete com estampa orgânica e duplas de poltronas e mesinhas de centro, uma completa área de bar e o complexo de refeições, com estruturas de preparo, apoio e grande mesa acoplada à ilha em Dekton Pietra Gray, com cooktop. O acesso à cozinha se dá pelas portas laterais à ilha ou pelas frontais, vizinhas à sala de jantar. Ao passo que o porcelanato Pietra Lombarda Off White, 60 x 120 cm (Portobello), unifica gourmet e living, são os forros no teto que determinam a sua segmentação: madeirado no ambiente anexo à piscina e de gesso – alguns centímetros mais rebaixado e retroiluminado – na extensão restante.

Em contraste com as linhas retas da arquitetura e do sofá, as mesas de centro e os desenhos orgânicos do tapete saltam aos olhos.
Privatizada por portas que deslizam no painel madeirado, a cozinha possui uma encorpada ilha, confeccionada em Dekton Pietra Gray, que abriga cooktop e bancada de refeições, com quarteto de banquetas. Os armários ao fundo são em MDF Freijó, da Duratex.
Integrada à varanda gourmet, a sala de jantar dispõe de mesa em madeira freijó escuro linheiro, para 10 pessoas, e cadeiras com encosto de palhinha (as das cabeceiras possuem assento do mesmo material). Sobre a mesa, o conjunto de pendentes Ponto é de Jader Almeida.
O elemento inusitado da suíte máster é, sem dúvida, a cabeceira personalizada, feita em MDF Grafite, da Guararapes, e Freijó, da Duratex. Todos coordenados em cinza e preto, mesinhas de cabeceira, enxoval elegante e cortinas em linho acompanham.
Viviane Fortes Arquitetura e Interiores