#Club&Casa Home – Toques de dourado e superfícies amadeiradas compõem o requintado apê que não teme a mescla de estilos

O imóvel de 410 m² de área total está localizado em São José dos Campos (SP).

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Anderson Ferreira (retrato) e Ronaldo Rizzutti/Divulgação

A beleza das superfícies amadeiradas pode ser conferida na marcenaria sob medida e em móveis como a mesa de centro, que lembra as peças de um quebra-cabeça.

Um layout clássico e, simultaneamente, contemporâneo, para atender as aspirações da alma e as demandas dos dias atuais. Assim é o décor do apartamento novinho em folha que foi totalmente reformado pela arquiteta e designer de interiores Mariana Lobo para a família proprietária.

As solicitações eram por uma morada aconchegante, com decoração baseada em cores neutras. O piso do living recebeu um elegante porcelanato com veios, enquanto suas paredes foram ressaltadas pelo charmoso delineado de boiseries, que sempre evocam ambientes mais sofisticados. Uma divisória, com motivos que lembram uma renda estilizada, separa o estar do home theather. A marcenaria foi feita sob medida, ao passo que móveis soltos e iluminação têm detalhes em dourado, tom nobre por natureza.

O projeto luminotécnico foi pensado para reunir a funcionalidade dos spots com lâmpadas de LED à beleza de peças de destaque, escolhidas a dedo. “Usamos arandelas e pendentes decorativos com detalhes em dourado, para um resultado mais elegante”, ressalta a profissional. No campo das prerrogativas atuais, som, TV, iluminação e fechamento de cortinas e persianas foram automatizados; as vantagens tecnológicas ainda são estendidas às fechaduras biométricas. Com generosos 410 m² de área total, o imóvel está localizado no Jardim Aquarius, em São José dos Campos (SP).

Uma grande escultura se desdobra pela parede, para imprimir muita personalidade ao estar.
Uma mesa com capacidade para receber oito pessoas foi escolhida para o canto reservado para o jantar, integrado ao estar. As cadeiras estofadas refletem conforto, enquanto as luminárias pendentes globulares dão um toque deliciosamente retrô.
Uma bem equipada cozinha foi beneficiada com bastantes armários e uma ilha central de apoio, que também serve para refeições rápidas, coroada por um quarteto de luminárias. Superfícies amadeiradas também se fazem presentes, como no restante da morada, assim como o toque de dourado.
Pedra ônix retroiluminada leva sofisticação à pia e à bancada do lavabo, que ainda conta com papel de parede bem sóbrio, de cor lisa. O ambiente deveria surpreender: “assim que se acende a luz, a iluminação da pedra ônix também é acionada”, explica Mariana.
O mesmo porcelanato foi aplicado no piso e nas paredes do banheiro, unificando a sua linguagem. Uma única parede possui pastilhas brilhantes – na área da ducha e do spa –, para dar um ar mais sofisticado. “Temos tela tensionada de iluminação sobre a pia e, ao lado, uma penteadeira”.
Mariana Lobo Arquitetura e Interiores