#Club&Casa Home – Tecnologia e equilíbrio estético se cruzam neste projeto ultramoderno

Sem abrir mão do requinte, este apê protagoniza intervenções modernas, com marcenaria resolutiva, além de luz e ventilação naturais.

Fotos: Brenda Barretto e Rívia Soares (retrato)/Divulgação

Os moradores desejavam um ‘apartamento do futuro’, muito aconchegante e com facilidades tecnológicas que os permitissem extrair a máxima qualidade de vida dentro de um lar. Com 300 m², o projeto, que fica em Santana (SP) e é assinado pela arquiteta, designer de interiores e terapeuta holística Elaine Alberico, do Baobá Brasil Arquitetura, Interiores e Paisagismo, foi massivamente automatizado. Via comando de voz ou acesso remoto, é possível controlar aparatos de climatização, TVs, som ambiente, cortinas, persianas e até a iluminação da área social – formada por estar, jantar e varanda gourmet –, permitindo a criação de diferentes cenas. Nesses ambientes integrados, painéis móveis abrigam três TVs, distribuídas de modo a contemplar todos os cantos.

Dedicado às frequentes reuniões e festas com a família e os amigos, o gourmet evidencia a saudabilidade. De acordo com a profissional, este é um dos pilares do projeto, que visa à preservação da saúde física e mental dentro do apartamento, utilizando a natureza. Beleza e harmonização energética – que diz respeito à boa equação entre energia e vibração – são os outros dois pilares, integrantes do seu método autoral Home in Hertz. No citado espaço, tudo isso se traduz por meio da preservação da luz natural e do posicionamento inteligente do mobiliário, de modo a não obstruir a passagem da iluminação solar, assim como da ventilação natural.

Como a família veio de uma casa com quase o dobro de metragem, o maior desafio era equacionar o armazenamento das peças pessoais de cada integrante, o que foi solucionado com um excelente conjunto de móveis planejados (Bontempo Lar Center). Acessórios economizadores também foram adotados no projeto, como as bacias sanitárias com dois fluxos de água e as lâmpadas de LED.

Na varanda gourmet, o cantinho zen (ao fundo) ganha ar biofílico com o papel de parede que envolve os pilares estruturais. No generoso sofá e na dupla de poltronas suspensas, anfitriões e amigos deleitam-se com muito conforto e vista privilegiada.
Quase monocromática, a sala de jantar privilegia o marrom, no buffet ripado, nos nichos expositivos da parede angular, nos pés das cadeiras e na mesa circular, com tampo envidraçado. A flagrante exceção é o trio acobreado, formado por pendente, lamparinas e a pêra decorativa.
Sinônimo de sofisticação, a mesa de refeições da área gourmet possui tampo de mármore importado, com fundo preto e veios de ouro. Acima dela estão os lustres de cristal, com base rústica de aço, desenhada e confeccionada pelo anfitrião.
Na suíte com cabeceira da cama estofada e trabalhada em botonês, o destaque é o colchão tecnológico, que acompanha as curvas corporais.
Luxuoso, o banheiro tem toalheiro aquecido, bancada marmorizada com duas cubas e bacia sanitária high-tech, com acionamento automático.
Releitura da luminária de um hotel onde a família ficou hospedada durante
uma viagem muito especial, o escultural lustre destaca-se no hall. Obra do artista plástico e designer Don Ramirez, a peça reluz pertencimento e acolhimento na chegada ao lar.
Arquiteta, designer de interiores e terapeuta holística Elaine Alberico, do Baobá Brasil Arquitetura, Interiores e Paisagismo