#Club&Casa Home – Super transformação permite que batidas de som ecoem pelos ambientes

Salas, cozinha, varanda e quartos foram reformulados em prol da boa convivência e do melhor usufruto da metragem do apê.

Fotos: Péricles Cezar Hengles Monteir/Divulgação

No apartamento de 105 m², o retrofit liderado por Ulisses Calsolari e Fabio Luiz Marques, sócios do Calsolari Engenharia e Arquitetura, visava a trazer mais conforto para a família e os amigos para reuniões e jantares no espaço social do lar de um casal com filho, no bairro do Butantã, em São Paulo. São nessas ocasiões, inclusive, que o anfitrião, DJ, faz lives para os convidados, aquecendo as noites em comunhão.

Para que o espaço de recepção fosse ampliado, living, varanda e cozinha foram integrados, por meio da eliminação das paredes divisoras e da porta-balcão que dava acesso ao ambiente com ala gourmet, banco alemão – criado pelo escritório para ampliar os assentos – e balanço suspenso. Diante da exigência do morador de uma mesa de DJ na sala de jantar, a solução encontrada pelos profissionais foi materializada em um buffet com rodinhas, toca-discos e mixer, que, nos citados eventos, pode ser levado para o cenário desejado. Sobre ele, o charmoso par de quadros é do Studio Deluxe Light & Design. De olho na amplitude, entre as mudanças da área social também está a remoção de todo o piso e troca por porcelanato de tom claro.

Com a demolição de um dos dormitórios, o quarto do menino tornou-se suíte, além de ganhar metragem extra, enquanto a suíte máster foi expandida, recebendo sapateira. Com a alteração da posição da porta do banheiro do casal, o closet pôde ser repaginado com muito mais funcionalidade.

Tons pastel e variações de dourados, tão apreciados pela cliente, marcam presença na parede da TV e em diversos artigos decorativos, sendo aliados ao cimento queimado, como se pode visualizar no pilar estrutural. O tapete chamativo vivifica a sobriedade do mobiliário. Mesas de apoio e acessórios são da Foresta.
O canto instagramável fica justamente a extremidade da varanda, com balanço, cestos de fibra, vasos com plantas e tapete de pele. Ali, um plafon quadrado no forro, com iluminação neutra, reitera a proposta intimista.
Os móveis já existentes na cozinha foram aliados a um armário técnico, criado para embutir a geladeira e o micro-ondas, e a uma decoração mais industrial, com pintura em cimento queimado, frontão com azulejos de metrô e iluminação em trilhos com spots.
A composição entre parede com boiseries, cabeceira de couro, com costuras e moldura dourada, e luminárias do mesmo tom brilhante glamouriza o espaço de descanso da suíte máster. A colcha (Dela Decor) e as mesas de cabeceira (Foresta) adicionam uma boa dose de conforto.
No banheiro bem claro, os destaques são eles: os metais dourados!
Os sócios Fabio Luiz Marques e Ulisses Calsolari, do Calsolari Engenharia e Arquitetura