#Club&Casa Home – Sofisticado, projeto luminotécnico pautou toda a narrativa da clínica médica

Materiais nobres, como placas de ônix, também reforçam o elegante conceito e valorizam o espaço.

Texto: Janaína Alves
Fotos: Rarus Produção Fotográfica/Divulgação

O efeito de volumetria composto por pedra ônix, porcelanato, espelhos e painéis de MDF iluminados impacta com sofisticação a parede do receptivo. O ambiente ainda contempla estação de trabalho para as recepcionistas e dois livings de espera. Revestimentos: Prime Revestimentos.

Um grupo de médicos solicitou um projeto ousado para uma clínica que realiza pequenas cirurgias em Alphaville, Santana de Parnaíba (SP). A designer de interiores Regina Ulhôa Canto e a arquiteta Leticia Muniz, do escritório Ulhôa Design de Interiores e Arquitetura, assinaram a reforma desse espaço comercial que soma 210 m² e tem estilo contemporâneo.

O maior desafio da dupla foi manter os revestimentos e pisos já existentes no prédio. A solução para repaginar sem quebrar o hall foi criar um painel de marcenaria, revestido com porcelanato e pedra ônix na cor mel. O efeito foi valorizado por volumetria e iluminação. Para não danificar o piso, foi aplicada uma manta vinílica.

O projeto luminotécnico pautou toda a narrativa. Por meio de um estudo, a solução para a pouca incidência de luz natural foi apostar nos recursos artificiais, como perfis de LED saindo dos revestimentos e do mobiliário. Dessa forma, tirou-se a dependência da iluminação vinda dos tradicionais pontos no teto. A pedido dos clientes, todas as salas de atendimento tiveram a decoração padronizada. O tom gianduia foi a base para conduzir os demais elementos decorativos. Na parede frontal das salas foi aplicada uma sobreposição de trapézios, revestidos em porcelanato em padrão mármore. Perfis de LED saem da espessura dos recortes da parede; luminária pendente em Metalon preto reforça o projeto luminotécnico. O toque de distinção das salas se dá pelas cores das telas e também pelas esculturas do artista plástico Mario Lopomo.

O lustre globular acrescenta design e eloquência ao espaço.
Em frente ao apoio para café, um dos livings de espera prioriza o tom de verde-escuro nas poltronas e nos quadros decorativos (Urban Arts). O décor é valorizado por toques de dourado, presentes na luminária pendente e na escultura geométrica de parede assinada por Mario Lopomo.
Detalhe das luminárias pendentes e dos perfis de LED nos recortes da parede.
A padronização das salas de atendimento cria uma unidade para todos os profissionais na hora das consultas.
Nenhum dos ambientes contava com janelas, por isso, mais uma vez, os recursos de iluminação no mobiliário e nos recortes nas paredes foram a solução para criar espaços acolhedores e funcionais. Iluminação: Perfeita Luz.
Um ambiente foi planejado para as pausas dos funcionários. As paredes foram parcialmente revestidas com porcelanato de tom cobre, enquanto as luminárias foram instaladas em uma estrutura de Metalon. O cantinho é um convite ao relax.
Regina Ulhôa Canto e Leticia Muniz, do escritório Ulhôa Design