logomarca Clube&Casa
Voltar

#Club&Casa Home – Sobrado novo, em Atibaia (SP), aposta em estruturas mistas, madeira e pedras naturais

Aço e concreto aparecem em realce no imóvel com 386 m² de área construída em um terreno de 750 m².

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Sandra Gamon/Divulgação

Cozinha, sala de jantar e estar aparecem completamente integradas. A lareira central, além de aquecer o ambiente como um todo, serve como requintada divisória. O andar superior, com o interessante guarda-corpo de ferro (desenhado por Michele Brizzante), está reservado à ala intima, com três suítes, roupeiro e pequeno escritório na circulação, que forma uma passarela com vista para a sala com pé-direito duplo (5,60 m).

Uma casa ampla, contemporânea, na qual a integração dos ambientes fosse o ponto central, para receber amigos e parentes, pensada de forma completa para a família que o jovem casal proprietário ainda formará. Esse foi o briefing recebido pela arquiteta e urbanista Michele Brizzante (responsável pelo projeto arquitetônico) e pelo técnico em edificações Roosevelt Brizzante Filho, do escritório RM Arquitetura, para a realização do novo sobrado na Cidade Satélite, em Atibaia (SP).

Estruturas mistas apostam na harmonia entre o aço e o concreto para proporcionar soluções completas e eficientes. “O sistema construtivo misto permite o uso inteligente das duas soluções para garantir ganhos estruturais com alta durabilidade, economia e harmonia estética”, garantem os profissionais. Eles empregaram pilares e fundações em concreto armado, com vigamento em estrutura metálica. “Nos beneficiamos de toda a versatilidade e flexibilidade que as estruturas metálicas proporcionam aos projetos, pois permitem ganho de espaço com a criação de grandes vãos e balanços sem interrupção por pilares ou paredes estruturais”.

O projeto arquitetônico composto por peças em aço demandou precisão no cálculo estrutural, assim como cuidadosa análise do local da obra, para definir o tipo de material mais adequado e avaliar a necessidade de proteção anticorrosiva. O resultado final é muito satisfatório esteticamente e arquitetonicamente, permitindo a mescla de materiais como concreto, aço, madeira e pedras naturais – e onde mais a imaginação puder levar. Projeto estrutural: LFX.

A bancada gourmet, com direito a cooktop e quinteto de banquetas ao seu redor.
As generosas esquadrias se descortinam em todo o vão, permitindo a integração da área externa com a varanda gourmet, cozinha, estar e jantar. O espaço para celebrar com família e amigos conta com bancada para preparação dos alimentos, churrasqueira, ilha e mesa acoplada com nove lugares.
A casa se volta para os fundos, com grandes vãos e vista privilegiada da cidade e do pôr do sol. Atenção ao lindo vitral desenhado por Michele, no andar superior. Cortinas: RG Decorações.
A fachada frontal tem a porta de entrada em L em madeira de demolição, para contrapor a estrutura metálica e o vidro. No interior, foi feita uma parede revestida de pedra, criando um painel para proporcionar privacidade e encaixar a escada.
Michele Brizzante e Roosevelt Brizzante Filho, do escritório RM Arquitetura.

Compartilhar Matéria


Continue vendo outras matérias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, de acordo com nossos Termos de uso e Política de privacidade.