#Club&Casa Home – Sobrado de 480 m² foi projetado para que todas as áreas estivessem conectadas

Do acesso principal deste sobrado, alguns degraus rumo ao nível inferior levam à área social, piscina e varanda gourmet integradas.

Fotos: Sidney Doll/Divulgação

Para que a unidade da área social e da varanda gourmet fosse preservada, o mármore travertino navona (Glass e Cia) foi aplicado no piso ao redor da piscina (inclusive na borda), que também contou com a instalação de aquecimento solar, assim como toda a residência.

Usualmente considerado um empecilho, o terreno em aclive inspirou a concepção de um projeto insólito e muito criativo, ideado pela arquiteta Leonice Alves e executado pelos irmãos e engenheiros Fabiano e Luiz Eduardo Sampaio Dourado, da Douracon Engenharia, empresa responsável por todas as etapas da obra, desde a fundação.

O sobrado tem 480 m² de área construída e está localizado no Residencial Itahyê, em Tamboré, Santana de Parnaíba (SP). Uma das suas particularidades foi justamente a contenção do terreno aos fundos, que dá para os vizinhos, devido à sua mencionada topografia, no qual foi feito um muro de arrimo. Após a entrada do imóvel, o acesso às áreas social e de lazer integradas se dá por meio de uma escada em zigue-zague, implantada em balanço e com guarda-corpo de vidro, rumo ao pavimento inferior.

Descendo dois lances, alcança-se a garagem, maior desafio do projeto, criada a partir de um corte subterrâneo com mais de 10 m. Na planta com formato em U, a piscina feita em concreto armado fica no seu centro. Com linhas retas e formada por vários patamares, conta com prainha, hidro e, em seus arredores, com um frondoso jardim. Externamente, dando continuidade ao teto do pavimento superior, foi criado um solário com esquadrias de alumínio, com 10 m de extensão, e grandes vãos que liberam a passagem do sol.

O rack com lareira acoplada foi confeccionado em mármore travertino navona, assim como o piso.
Com 3 m de pé-direito, living e sala de jantar exibem suntuosos pendentes dourados (Perfeita Luz, bem como todo o projeto luminotécnico).
Configurada em uma espécie de nicho em alvenaria para delimitá-la, a área de trabalho da varanda gourmet teve instalação de uma bancada em U, em Dekton marrom (Glass e Cia), para acomodar churrasqueira, pia e grande espaço de trabalho.
Às costas do gourmet, também servindo de apoio a ele, na cozinha foi executada uma extensa bancada em Dekton, na versão branca (Glass e Cia), com base revestida pelas luxuosas placas do revestimento Artis Bronze.
Um quarteto de charmosos pendentes minimalistas completa a composição.
Os engenheiros Fabiano e Luiz Eduardo