#Club&Casa Home – Sem abrir mão de conforto e modernidade, apê litorâneo é transformado em oásis urbanizado

Dentro deste apê, a sobriedade e o conforto prevalecem, enquanto a mata atlântica o envolve com vida e cor.

Fotos: Nathalia Vitorino e Nathy Shenayder (retrato)/Divulgação

A iniciativa de reformar o apartamento de 180 m², situado no bairro Barra Funda, no Guarujá (SP), partiu das duas filhas dos proprietários do imóvel, junto aos respectivos esposos. Assim que acionada, a arquiteta Juliana Moure naturalmente abraçou a missão de atender às necessidades e expectativas de seis pessoas – pais, filhas e genros – e, felizmente, teve o projeto 100% aprovado já na primeira apresentação. Em resumo, para o refúgio de veraneio da família, os desejos eram modernidade, funcionalidade e conforto.

Mais do que necessário para atender o número de pessoas, um sofá em L, de grandes dimensões, ocupa boa parte do estar e, desta forma, também setoriza os espaços. Em frente, a TV está centralizada em um dinâmico painel com revestimento de efeito 3D e, logo atrás dele, um painel madeirado e ripado cobre a parede, mimetizando a porta de acesso às suítes. Antes separada da área social, a cozinha teve uma de suas paredes demolida e, assim, a comunicação entre elas foi estabelecida. Item indispensável, a cervejeira foi acoplada ao bufê da sala de jantar, de modo que fica próxima tanto da cozinha como da varanda, sendo de fácil acesso em dias de confraternização.

Ocupante de quase metade do território da cidade litorânea em questão, a mata atlântica participa da ambientação, adicionando um envolvente toque de cor à neutralidade reinante. Ao abraçar intensamente a varanda, oferece, ainda, uma deslumbrante vista bucólica.

Como a cozinha é recuada, a inclusão de um espelho (Oficina da Sacada) em toda a parede que a ladeia foi essencial para valorizá-la e garantir
sensação de amplitude.
Na sala de jantar, a mesa de refeições acomoda até oito pessoas, sendo as suas pontas ocupadas por poltronas.
A varanda recebeu a infraestrutura necessária para a pia e a churrasqueira
a gás, além de mesa redonda, cadeiras com assento estofado e panos de vidro (Oficina da Sacada) como fechamento, para não bloquear a vista da paisagem.
Mesmo em plena comunicação com o living, a cozinha tem sua divisão bem estabelecida por uma moldura madeirada, que, com ripas, abriga perfis de LED. A generosa bancada em L acomoda, em uma das abas, a pia e a área de trabalho, e, na outra, o cooktop. Esquadrias, Serralheria Marquezan.
Uma das três suítes é confortada por uma cabeceira modular estofada que preenche toda a horizontalidade da parede da cama. O tom de areia escolhido para a peça integra a paleta neutra do ambiente, também composta por branco e cinza-claro.
Um dos banheiros recebeu revestimento frisado (Revestimentta) em todas as paredes, incluindo a área do nicho iluminado dentro do box. Sobre o vaso, a estante suspensa em serralheria pintada de preto e com prateleiras madeiradas é um elegante destaque.
Arquiteta Juliana Moure