#Club&Casa Home – Revolução cromática fortalece o bom convívio neste apê litorâneo

Rever (e eliminar) as barreiras internas e trabalhar com cor foram premissas deste projeto, executado em tempo recorde graças a um briefing eficiente.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Erika Martins (retrato) e Tom Leal/Divulgação

No amplo estar, móveis assinados por designers brasileiros e cores pontuais dão vigor ao projeto de
interiores, com destaque para a cristaleira e para a marcenaria diferenciada do home office.

O apartamento de 230 m², localizado no Embaré, bairro de Santos (SP), apresentava uma divisão interna que não valorizava o convívio, o que incomodava o casal com filhos, que também queria incorporar mais cores ao projeto de interiores. Por isso, quando acionaram o arquiteto e urbanista Felipe Torelli, os cônjuges pautaram toda a reforma na integração dos espaços de convívio social e, igualmente, no fator cromático.

O primeiro passo foi eliminar algumas divisórias para integrar cozinha, sala e varandas, adotando um piso único, em textura cimentícia, para dar unidade visual. As duas suítes infantis foram unidas para criar mais espaço de recreação, com palco para música, fantasias e brincadeiras em geral. A reforma também revisou a largura das portas, para a passagem de cadeirantes, se necessário.

No quesito cor, alguns tons foram incorporados para contrastar com os elementos de madeira e com o piso. De forma geral, os tons presentes são o verde intenso (churrasqueira e mosaico dos pisos da varanda e da cozinha), o laranja (sofá), um toque de azul (cozinha, churrasqueira e alguns móveis) e o terracota (em elementos decorativos).

A iluminação valoriza elementos do projeto, como objetos decorativos, mesas e quadros, ou para delimitar espaços, como o pendente sobre a mesa de jantar. Fibras naturais arremataram a proposta. Colaboradores: Matheus Mano e Larissa Patricio.

Na sala de jantar, a luminária assinada por Arthur Casas fornece a devida iluminação.
A cozinha aberta é outro ponto forte, com balcão que acomoda cooktop e banquetas para receber os amigos durante as imersões gastronômicas. Chama a atenção o colorido dos revestimentos, móveis e estofados. A luz embutida define e setoriza os ambientes.
O cantinho dos vasos e plantas sobre o mosaico do piso enche de vida a varanda, que acompanha a linguagem cromática do apartamento.
No lavabo, uma pintura colorida na parede, assinada pela artista plástica
Marcela Amaro, dialoga com o ripado de madeira na cor laranja, que serve de apoio ao espelho com luz indireta.
Arquiteto e urbanista Felipe Torelli