#Club&Casa Home – Residência praiana combina deleite e complexidade estrutural com perfeição
Um invólucro com ripado de madeira dá graça à arquitetura da residência cravada no litoral paulista.
Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: : André Marques (retrato) e José Carlos Vulc/Divulgação
Quem disse que um projeto com raciocínio arquitetônico bem delineado – e que faz uso de matérias-primas impactantes como vidro, madeira e pedra – não pode estar situado à beira-mar? A casa de praia nascida das pranchetas das arquitetas Ieda Ferrassa e Tehura Pickler prova que sim! Situada na Riviera de São Lourenço (Bertioga), a morada que soma 525 m² está distribuída em dois amplos pavimentos, com pé-direito de 3 m.
“Ela atende a um casal jovem, recém-casado, sem filhos, mas com uma grande família e cheio de amigos”, revelam. Praiana, com ares bem contemporâneos, a construção exibe blocos de concreto que fazem uma intersecção, entre si, com réguas de concreto e revestimento marmorizado preto, mas sem perder a leveza proposta no ripado de madeira que envelopa a residência, para um efeito visual impactante.
Uma escada de serralheria, com degraus de madeira e iluminação especial, injeta uma bossa extra na sala de estar. No térreo, uma suíte máster, com portas mais largas, foi ideada para atender quem tem dificuldades de locomoção. Do lado de fora, o jardim, ao lado do living, recebeu diversos vasos com espécies de plantas tropicais (bem típicas da região). Na área externa com pergolado ainda há uma aprazível piscina praia feita em massa de areia com nanotecnologia, muito convidativa aos mergulhos refrescantes nos dias mais calientes.