#Club&Casa Home – Repaginação de ambientes em amplo sobrado garantiu diversão para todos

Novos espaços de desfrute foram aliados aos demais para suprir as demandas de uma grande família
em Mogi das Cruzes.

Fotos: Rita Bonanata e Romulo Fialdini (retrato)/Divulgação

A mudança do antigo apartamento para um sobrado – bem maior, para acolher os três filhos recém-chegados, além da primogênita – previa a criação de espaços para as crianças usufruírem, bem como para receber os convidados. Ao assumirem o projeto de interiores da casa de 350 m² (com arquitetura assinada por Emilia Fuke), em Mogi das Cruzes (SP), as designers de interiores Renata Nakasone e Xuxu Guimarães, do escritório Casa 707 Interiores, converteram um amplo local vazio em lounge bar e brinquedoteca. Os novos ambientes foram integrados ao living por meio de portas de correr embutidas em um generoso painel de madeira, que, de quebra, ajuda a disfarçar o degrau que precisou ser mantido na transição.

A pedra ônix translúcida é um dos pontos altos do canto dedicado aos drinks e bate-papos. Isso porque, além de embutir um nicho que comporta bebidas e gelo, foi um grande desafio retroiluminá-la com LEDs, de modo que não restassem sombras. “A solução foi fixar as fitas de LED em uma estrutura de madeira que desliza por trás da pedra e ainda pode ser retirada em caso de manutenção”, contam as criativas. Devido aos moradores amarem o uso de cores, elas foram usadas pontualmente em todos os ambientes sobre a base neutra, em objetos como pufes, banquetas, poltronas, almofadas e quadros, além do jardim vertical que ornamenta a área da escada.

A brinquedoteca reúne pufes desenhados pelo escritório (assim como toda a marcenaria do imóvel), executados em tapeçaria, e o lindo trio de luminárias em forma de pipa, que leva ar lúdico, do mesmo modo que o papel de parede do lado oposto.
Uma vez que deveria servir ao espaço das crianças e ao lounge bar, a TV ocupa um painel giratório que compõe o funcional móvel divisor.
Em vez de obstáculo, a principal coluna de sustentação da casa, construída num terreno em declive, tornou-se elemento de destaque no living, revestida por porcelanato que emula mármore de carrara e dando suporte à TV. Ladeado por cozinha e sala de jantar, o ambiente tem a fusão entre peças
clássicas e contemporâneas.
No andar superior, a sala íntima de TV também é espaço para todos, abrigando um canto que contempla marcenaria com casinha e um quarteto
de caixas coloridas com rodinhas. Tudo para acomodar e facilitar o acesso aos brinquedos.
A bancada da pia em granito preto do espaço gourmet já existente foi preservada e a mesma pedra foi utilizada para a confecção da ilha de refeições, porém com acabamento jateado, para um aspecto mais rústico. O toque de cor é fruto das banquetas laranjas, feitas de alumínio e corda náutica, assim como
os móveis da área da piscina (foto abaixo), incluindo a chaise suspensa.
Designers de interiores Renata Nakasone e Xuxu Guimarães, do Casa 707 Interiores