#Club&Casa Home – Renovação e união entre lazer e labor tornaram o apê convidativo e deleitante

Apartamento antigo, arrematado em leilão, teve a área social integrada e a feliz valorização da varanda.

Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: Marcelo Domel e Wellington Tessaro (retrato)/Divulgação

Cravado no tradicional bairro da Aclimação, em São Paulo, o projeto de 200 m², assinado pela arquiteta Larissa Bellinatti, atende a um jovem casal com dois filhos e uma cachorrinha. Os donos do pedaço já moravam no edifício quando surgiu a oportunidade de compra de outra unidade, no mesmo lugar, em pavimento melhor localizado, com vista privilegiada e incidência de luz solar. “O principal pedido era criar uma área mais integrada entre a cozinha e a sala, além de quartos confortáveis, bem funcionais e, mesmo quando as crianças crescessem, ainda interessantes”, explica.

A integração virou o ponto de partida e chancela a fluidez e funcionalidade dos ambientes. Mas, como a planta original era de outra época, foram necessárias algumas readequações estruturais até chegar ao resultado poderoso. O lavabo de proporção inadequada ganhou cara nova ao integrar o conjunto, além da remoção de parede e de uma porta que eram barreiras entre o jantar e a cozinha.

Para a nova configuração, o terraço foi incorporado à sala de TV e de games, com painéis vazados para delimitar o espaço e garantir privacidade quando necessário. A varanda, que antes era apenas um singelo jardim, virou vedete como um oásis convidativo à leitura ou simplesmente para curtir a poltrona de balanço e contemplar a vista externa. Tudo alinhavado no melhor do estilo contemporâneo, com pitadas rústicas. A combinação de amadeirados com a paleta neutra de cinza, nude, branco e preto deu um twist preciso e de encher os olhos. Para otimizar a organização espacial, os interiores ganharam móveis planeja dos (Dell Anno Anália Franco).

A sala de jantar, de TV e o home office (este último, nas costas do sofá) estão integrados com a varanda logo ao lado. Mesa, cadeiras, poltrona e balanço são da Full House, enquanto os objetos decorativos foram fornecidos pela LaOca Casa Conceito.
No home office, a estante com nichos é assinada pelo escritório e está em frente à porta de entrada, da Madel.
Com uma poltrona suspensa, a varanda ganhou uma recém-criada sala de games para as crianças. Nela há lugar para guardar os brinquedos, acomodar a TV e, claro, o video-game. Painéis vazados, da Petra Mosaic Revestimentos, fazem a transição entre o living e terraço.
A copa divide espaço com a cozinha – ambas anexas ao estar. Nela, a profissional propôs um canto alemão estofado em preto, com linhas
arredondadas. O espaço é bem confortável e bastante espaçoso
.
A cama king size compõe com uma cabeceira linear amadeirada e mesas de cabeceira com nichos e gavetas. O destaque fica por conta do papel de parede geométrico metalizado e pelos charmosos
pendentes aramados, elementos que aparecem em outras versões no lavabo (foto abaixo). Papel de parede, cortinas e roupa de cama: Casa4 Decor. Iluminação: Roby Lustres Mooca.
Arquiteta Larissa Bellinatti