#Club&Casa Home – Refúgio dos recém-casados, no bairro da Lapa, em São Paulo, aposta na integração dos espaços
Uso da madeira e projeto luminotécnico caprichado também marcam o projeto.
Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Ana Helena Lima/Divulgação
O jovem casal queria um lar que transmitisse sua personalidade. Ela é advogada e adora ler; com isso em mente, a arquiteta e designer Bruna Blanco, responsável pela reforma do apartamento entregue no contrapiso, criou cantinhos convidativos para essa finalidade e pensou em iluminação focada, para não cansar a vista. Ele, por sua vez, é empresário e eventualmente trabalha em casa; assim, passou a usufruir de um home office no quarto.
De forma geral, algumas alterações estruturais foram necessárias: a parede que dividia a sala da cozinha foi demolida (inclusive para dar lugar a uma ilha com cooktop) e a porta de correr da varanda, retirada (aqui, foi colocado um brise que resguarda parcialmente a lateral do sofá). Na suíte máster, por sua vez, a esquadria da sacada foi igualmente suprimida, para integrar os espaços e possibilitar a implantação do desejado home office, além de agradável área para leitura.
Em relação ao projeto luminotécnico, o living foi contemplado com uma linha no frame, casando com o rodapé invertido, que confere a sensação de as paredes estarem flutuando. No corredor, esse rodapé recebe uma fita de LED embutida que propicia iluminação indireta, muito útil para circular na morada durante o período noturno e para oferecer um clima intimista.“Buscamos trabalhar vários cenários; na sala, temos a luz direta dos spots, indireta das fitas de LED – por exemplo, na estante – e focada da arandela próxima ao sofá, para leitura”, finaliza Bruna.