#Club&Casa Home – Reforma influenciada pela solar cultura grega toma conta do sobrado com 305² de área total e 220 m² construída, em Guaratuba (PR)

A área externa é uma das joias da casa, pois é onde se reúnem família e amigos.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Arq.verso e Regi Knopf (retrato)/Divulgação

Os outdoors foram idealizados de maneira a agradar a todas as idades, com piscina, deck, churrasqueira e
estar.

A família cresceu e, com isso, surgiu a necessidade de incrementar a ala social da residência e de construir novos ambientes para os moradores ficarem plenamente confortáveis e aproveitarem os momentos de convivência. Com esse briefing em mãos, as arquitetas e urbanistas Amanda Zattoni e Isabela Quadros, do escritório Cambiare Arquitetura, ficaram encarregadas de reformar o sobrado, levando em conta sua ampliação e modernização.

Valorização da vista da baía, direcionando olhares e emoldurando a paisagem, tanto para quem está na parte interna quanto na externa, e integração de espaços somaram-se aos pedidos dos afortunados proprietários desta casa, que ganhou projeto contemporâneo inspirado na Grécia. Por isso, os tons neutros dominam o décor, prevalecendo o branco e o bege, para transmitir uma atmosfera leve e relaxante. “Focamos no uso de materiais naturais, como madeira, mármore e palha. Pontualmente, em objetos e quadros, levamos um toque de cor por meio do azul, para remeter ao mar”, explicam as profissionais.

Vale ressaltar que houve um aumemto significativo na metragem da edificação: na parte posterior foram construídas duas suítes (uma em cada pavimento) e uma rouparia (no andar superior), além de uma piscina no generoso deck externo, para lazer e contemplação do ensolarado panorama.

A área externa é “um ambiente ideal para lazer, relaxamento e contemplação da baía, rodeada por vegetação tropical”, enfatizam as profissionais.
As salas abrigam a maior parte dos objetos decorativos da família, trazidos de viagens, contando um pouco de sua história de vida. Ao fundo, a cozinha foi planejada em conceito aberto, criando um ambiente mais prático e funcional. Ela tem tampos em mármore branco Paraná, combinados com a marcenaria toda alva e as persianas em madeira.
Na escada, destaque para o corrimão com perfil de LED, com função estética e utilitária. Persianas: Vertical Persianas.
As suítes são práticas e funcionais, com bastante espaço para circulação e paleta neutra, como no restante da residência. A ideia era somar amplitude e claridade.
Alguns móveis de estilo mais rústico fazem um agradável contraponto nos ambientes.
O lavabo ganhou uma proposta rústica e ao mesmo tempo sofisticada: seu elemento principal é uma parede revestida com seixos, destacada por iluminação indireta. Cuba de sobrepor na bancada estreita e par de espelhos com formatos orgânicos também chamam a atenção e completam o mood.
Amanda Zattoni e Isabela Quadros, do escritório Cambiare Arquitetura