#Club&Casa Home – Readequação de ambientes e de iluminação confere nova vida a sobrado
A reforma equacionou a baixa luminosidade do piso térreo e traduziu a personalidade dos moradores por
meio de cores, texturas e materiais.
Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Henrique Ribeiro/Divulgação
A casa, localizada na Vila Pires, em Santo André (SP), havia sido adquirida e prontamente ocupada, após a substituição do piso, pois a família não tinha tempo para reformas. O mau aproveitamento de alguns espaços, a baixa luminosidade e os móveis antigos levaram o casal, com três filhos pequenos, a acionar a arquiteta Michele Gueiros, que teve tais apontamentos como ponto de partida do trabalho.
Com o piso mantido, o forro e a elétrica foram refeitos, havendo ainda necessidade de nivelar algumas paredes. A profissional adotou uma paleta de cores neutras para compor a base cromática, inserindo o MDF madeirado em todos os armários e eliminando os antigos, muito escuros. Os novos tons auxiliaram também no projeto luminotécnico, que contou com a composição de diversos cenários usando plafons, perfis de LED embutidos, sancas invertidas, pendentes e luminárias embutidas em alguns móveis.
A cozinha foi modernizada e setorizada para contemplar funcionalidade e estética, com destaque para o branco presente no porcelanato da rodabanca e no quartzo da bancada. Já o estar privilegiou o convívio, com espaços integrados e tons neutros na base para favorecer os elementos decorativos coloridos. O novo mobiliário incorpora as referências familiares e oferece conforto, dialogando com os ambientes integrados. Móveis inusitados, painéis e outros recursos – como o jantar, com o espelho bronze e seu jardim vertical – mostram que a ideia de contrapor texturas e acabamentos surpreende visitantes e moradores.