#Club&Casa Home – Quatro cantos de um sobrado são morada permanente do sol

O projeto recebeu recursos que valorizaram a entrada de luz natural na residência, além de integração de toda a confortável ala social.

Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: Jhonatan Henrique de Moraes/Divulgação

A arquiteta Claudia Chamorro assina a arquitetura e os interiores da casa de dois andares no condomínio Bella Cittá, em Mogi das Cruzes (SP). A planta de 220 m² foi idealizada para um casal com duas filhas adultas universitárias, que retornam para o lar nos finais de semana. No pavimento térreo, as salas de estar, jantar, cozinha e varanda gourmet aparecem integradas, para que fossem imediatamente visualizadas desde a porta de entrada. “Uma particularidade deste espaço e da personalidade dos clientes foi a solicitação de que não houvesse televisão neste ambiente, com o intuito de promover a interação entre as pessoas”, revela a profissional.

De cara, as boas-vindas da residência são feitas por meio de uma porta pivotante com painel de alumínio e acabamento amadeirado. Ao seu lado, um grande vão com fechamento em vidro permite que os proprietários, ao descerem a escada, desfrutem da vista externa. Sim, a mata do entorno se tornou um cenário natural no composé da morada, além de manter a privacidade dos proprietários.

Para os interiores foi aplicada uma paleta de tons neutros que garante a unidade em todo conjunto, tudo arrematado por um projeto luminotécnico preciso que apostou em recursos como pendentes, spots embutidos no forro e iluminação de orientação na escada, corredores externos e fachada. Mas, sem dúvida, a grande sacada do projeto é a valorização da luz natural, já que o escritório a potencializou para que a residência fosse banhada de claridade durante todo o dia.

Com estrutura metálica e revestimento em mármore branco, a escada parece flutuar. As pisadas soltas permitem que a luz natural as transpasse e forme um poético desenho na parede do acolhedor estar. Na página anterior, fachada com desenho contemporâneo e grandes aberturas com fechamento em vidro.
No pavimento superior, a ala íntima é integrada por sala de TV aberta (na foto), dormitório máster do casal, de maior dimensão, duas suítes do mesmo tamanho, pensadas para cada uma das filhas, além da varanda.
A luminária pendente valoriza o pé-direito de 6 metros da área da escada, protegida por guarda-corpo de vidro, material que marca presença no imóvel.
O projeto ainda comporta dois lavabos: um deles está próximo ao living e o outro atende ao espaço gourmet, que conta com bancada de apoio e mesa encaixada na mesma.
Arquiteta Claudia Chamorro