#Club&Casa Home – Projeto de marcenaria inteligente molda apartamento de acordo com a necessidade da família

Abrir alguns ambientes, tornar sala de TV em espaço íntimo e deixá-los todos lindos e funcionais são as benfeitorias realizadas nesta nova morada.

Fotos: André Mello/Divulgação

A marcenaria da cozinha recebeu acabamento em laca acetinada. Armários suspensos garantem bastante espaço de armazenamento. Logo ao lado está a área de serviço, protegida por porta de vidro canelado.

Uma área social extensa, para receber os convidados, era prioridade para o casal e o filho adolescente que foram habitar este apartamento de 140 m², no Canto do Forte, Praia Grande (SP). A arquiteta Amanda Gonçalves e a designer de interiores Fabiana Paiva, do escritório AF Arquitetura, iniciaram o projeto do imóvel eliminando a parede que segmentava a cozinha e a porta balcão da varanda gourmet.

Em seguida, optaram por inverter as posições das salas de jantar e de TV. As intervenções resultaram em um espaço social para 10 lugares – com mesa de jantar Castro, do designer Theo Egami para a Tissot –, além de dois assentos adicionais na bancada da varanda, que agora está totalmente aberta, assim como a cozinha.

O painel de madeira privatiza toda a área íntima, incluindo a sala de TV. Painel afora, o ambiente de refeições possui, além da espaçosa mesa, cadeiras com base de madeira e assento e encosto estofados, um imponente pendente com globos dispostos em diferentes alturas e tela com fotografia litorânea. Cor preferida da família, o azul matiza boa parte da marcenaria da cozinha, sendo alternado ao branco para assegurar a leveza. Em formato padrão, o mesmo azulejo esmaltado, posicionado ora vertical, ora horizontalmente, cria um interessante efeito lúdico no backsplash.

Podendo ser isolado pela porta que corre por trás do painel de madeira, o home theater tornou-se bastante intimista, com sofá retrátil e a vibração dos tons nas almofadas e no tapete (ambos da Elaine Natali Tapetes). Há duas caixas de som embutidas no teto e subwoofer oculto no rack (Audiverse). Portas brancas, Pormade.
O aconchegante quarto do casal tem iluminação direcionada na cabeceira modular estofada e duas mesinhas laterais em verde e dourado. Grande guarda-roupa em L, ilha centralizada e rebaixo de gesso delimitam o espaço do closet.
A varanda gourmet exibe uma bancada de quartzito natural muito funcional, com frontão que chega até o móvel superior com portas de vidro. A peça inclui pia, vão para a adega e a cervejeira, além de churrasqueira elétrica acoplada. A potente coifa evita que a fumaça invada os demais ambientes.
Arquiteta Amanda Gonçalves e Designer de Interiores Fabiana Paiva.