#Club&Casa Home – Projeto de Casa das árvores privilegiou a manutenção das “verdinhas” em sua concepção

Imerso em uma frondosa paisagem natural e com quase todos os ambientes voltados para a piscina, este refúgio interiorano transpira bucolismo e deleite.

Fotos: Favaro Jr./Divulgação

O nome dado pelos arquitetos Cauê Baldi, João Osório (ambos sócios), Catarina Roland, Marcelo Moretti, Gabriel Curci e Jaqueline Miranda, e pelo engenheiro Pedro Antunes, do Sala 03 Arquitetura, a esta casa de 630 m², em Itu (SP), provém da situação inicial do terreno ocupado, com pouco mais de 2.000 m², repleto de árvores nativas. O projeto da Casa das Árvores primou pelo mínimo de eliminação de pés, para preservar a paisagem local e, ao mesmo tempo, suprir as demandas dos clientes. O perfil da família? Um casal, com filha pequena, que deixou a capital paulista para desfrutar de qualidade de vida no interior e, aos fins de semana e em datas festivas, receber amigos e parentes.

Estruturada com vigas metálicas, a construção em L deixou a área social voltada para o centro do terreno, tornando-a mais privativa, e a área íntima, com suas cinco suítes, conectada ao jardim lateral. Ao adentrar na morada, estão as salas de estar e jantar. O gourmet está bem ao lado e, conforme a necessidade, pode ser integrado ou isolado em relação por meio de uma divisão de vidro. A inspiração vem do promenade architecturale, conceito desenvolvido por Le Corbusier. Ele permite que, ao caminhar ao redor da construção para chegar à porta de entrada e às demais áreas da casa, a arquitetura seja observada em diferentes pontos de vista e condições tridimensionais.

O volume das suítes possui a base distanciada do solo. Em sua extensão
valem os destaques para a poltrona suspensa, em frente a uma das suítes, e o conjunto colorido de rodas de bicicleta que decoram o corredor de passagem.
Uma robusta parede verde vivifica a área de transição entre as salas e a área gourmet. O elemento integra o projeto paisagístico rico em folhagens criado por Luciana MF e Souza Toledo. Estofados encorpados e móveis de madeira e fibras naturais promovem aconchego.
O bloco da área social fica paralelo à rua, enquanto o da área íntima está perpendicular a ela.
Junto ao verde das plantas, os tijolos maciços filetados, de cor escura, e as vigas metálicas pintadas de marrom reproduzem os tons da natureza, mimetizando a casa à paisagem.
Arquitetos Cauê Baldi, João Osório, do Sala 03 Arquitetura