#Club&Casa Home – Praticidade e integração ditaram a projeção desta acolhedora morada

Apartamento que ocupa o 20º andar inteiro passa por retrofit para ficar mais amplo e funcional.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Marcos Zuffo/Divulgação

Móveis, vasos, quadros e adornos foram fornecidos pela D’Casa Móveis; eles ajudaram a criar “um lar alegre e confortável”, como enfatiza Valéria. Dois tapetes com personalidade marcam o espaço: um
listrado e outro de pele, ambos da Elaine Natali Tapetes. Na área da varanda, persianas com tela solar 5%, para evitar a insolação mas manter a visibilidade. Revestimentos: Revestimentta.

Um homem divorciado, de meia-idade, com um filho adolescente, tinha em mente uma reforma em seu apartamento de 205 m² – no bairro do Gonzaga, em Santos (SP) –, para conquistar os tão desejados espaços integrados, uma das tendências do morar contemporâneo. O trabalho, comandado pela arquiteta e urbanista Valéria Serápicos, uniu estar, varanda e cozinha. Esta última, em frente à mesa de jantar para 10 lugares, tem duas portas de correr que, quando abertas, criam o ambiente único e despojado. O living ainda ganhou piso de porcelanato, para facilitar a vida do proprietário, que também conta com a companhia de pets.

A área do home theater foi contemplada com painel ripado de madeira freijó, que camufla portas laterais de correr. Do outro lado há uma sala de TV para os games. As cores foram escolhidas com base na paleta dos pisos, com tons neutros e claros; em uma das paredes foi usado efeito de cimento queimado. A iluminação contempla, em sua maior parte, spots embutidos, criando pequenos focos nos ambientes; também há um pouco de luz indireta no cortineiro que virou sanca. Na área do jantar se destacam três sofisticados pendentes de vidro âmbar com cristais, para levar “boas energias”. Na cozinha foram usados perfis longarinos embutidos no gesso e pendentes em cima da ilha para refeições rápidas. Tudo muito prático e charmoso.

Vinculado à suíte máster, o spa ganhou porcelanato que imita madeira ripada, por ser resistente à água e propiciar esse ar de aconchego no canto de relaxamento. A automação também está presente neste
projeto, para controlar a iluminação e o ar-condicionado. Outros itens tecnológicos são as fechaduras
biométricas e as câmeras de segurança.
Arquiteta e urbanista Valéria Serápicos