#Club&Casa Home – Poucos metros e muito estilo atendem perfeitamente a família proprietária em estadas eventuais

Projeto aposta em cartela de cores neutra, espelhos e painéis de madeira para conferir amplitude e fluidez ao layout.

Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: Henrique Ribeiro/Divulgação

A ala social conectada tem projeto luminotécnico com circuitos independentes para o pendente da sala de estar e o da mesa lateral, junto ao sofá. Este último dá aconchego quando aceso sozinho e ainda não ocupa o espaço que seria de um abajur.

O arquiteto Luis Renato Machado emprestou sua verve criativa para conceituar o pequeno apê, de 42 m², no bairro do Tatuapé (São Paulo). Recém-entregue pela construtora, acomoda um casal e seus dois filhos bebês, que não moram na capital. O imóvel foi adquirido para uso esporádico, quando o clã visita a cidade. “Algo prático, fácil de manter, confortável, aconchegante e com atmosfera clean e contemporânea”, diz o profissional. Ele apostou na aplicação do mesmo porcelanato no piso e na parede da bancada da cozinha, e na melhora da fluidez, caso da remoção da porta entre estar e varanda, para a conexão dos espaços. O passeio por uma paleta de tons neutros foi outra decisão do profissional, que a aplicou na marcenaria, estofados e paredes – que receberam demão de tinta –, com o intuito de manter a unidade colorimétrica. A ideia foi fazer a morada parecer maior do que de fato é.

O living recebeu sofá sob medida e mesa exclusiva com a função de unir os módulos do estofado, para reforçar a continuidade entre os espaços. Outro recurso para valorizar a ideia de acréscimo à morada são os painéis de espelhos aplicados no jantar.

Os mesmos revestimentos percorrem toda varanda; por lá, o último painel foi executado com prateleiras e gavetas para camuflar a máquina do ar-condicionado. Por fim, a atmosfera de leveza ainda conectou gourmet e área de serviço, tudo numa cadência só.

Conectadas, cozinha e área de serviço estão blocadas bem atrás da área social, separadas por uma parede de fina espessura.
A criação de um pequeno escritório na varanda foi uma ideia interessante de aproveitamento de espaço e que, ao mesmo tempo, camufla a condensadora do ar-condicionado. A esmerada marcenaria do projeto teve execução da Romanzza Moema.
Porcelanato com tons sóbrios foi adotado no banheiro. Todos os revestimentos, louças e metais do projeto são da Barotti Design Acabamentos, enquanto box e espelhos foram fornecidos pela Europa Vision.
Arquiteto Luis Renato Machado