#Club&Casa Home – Point de beach tennis adota elementos e cores alusivos ao contexto litorâneo

Com roupas e acessórios exclusivamente destinados à prática do esporte, esta pequena loja une o estilo industrial às cores e aos aspectos praianos.

Fotos: Jobshot/Divulgação

Uma base retangular, preenchida com areia, participa da composição da vitrine, embasando-a e ampliando a atmosfera marítima. Em ambas as laterais, trilhos com os mesmos focos de luz utilizados no forro de gesso a enfatizam, bem como ao manequim trajado.

Totalmente voltada para os praticantes de tênis de praia, a loja Smash Beach Sports representa inovação na região da Esplanada Independência, em Taubaté (SP). Seus modestos 19 m², projetados em estilo industrial moderno pela arquiteta e designer de interiores Fernanda Patrão, evocam o cenário praiano de modo sutil e acolhedor: o mobiliário em tom quente de madeira alude à calidez da areia, ao passo que o balcão central, em azul mais frio, remete ao céu e ao mar. A paleta também combina com o logo, em azul e laranja.

Cada pequena estação oferece uma experiência. Nas laterais, a esquerda é composta por itens femininos, além de bonés unissex e do provador; à direita estão as peças masculinas, raqueteiras, bolsas e squeezes. Tudo instalado em estruturas metálicas fininhas e muitas vezes suspensas, que conversam com uma espécie de moldura que destaca a vitrine para a rua. A bancada central é o set dos óculos escuros, enquanto a tela aramada é o local de raquetes, bolinhas e mais bonés. “A serralheria foi desenhada para que as peças de roupa pudessem ser apreciadas de diferentes formas”, contextualiza a profissional. Para não estreitar demais o pé-direito, já não muito privilegiado, somente o centro do teto foi rebaixado, recebendo trilhos com iluminação focal que criam destaques específicos. Desta forma, o entorno recebeu luz indireta.

Atrás do iluminado balcão de atendimento, uma extensa tela aramada sustenta o logotipo, diversidade de raquetes estilizadas e bolinhas. Estantes e suportes em serralheria e vidro acomodam vestimentas, outros acessórios e um dos tão necessários espelhos.
O piso ganhou verniz pontual, que oferece brilho com a incidência da luz. Todo o mobiliário circundante é confeccionado em madeira de tonalidade quente. Um tom frio matiza o balcão que expõe os óculos de sol.
Como o espaço interno da loja é reduzido, Fernanda “jogou” a vitrine para
fora do alinhamento da fachada, ganhando 30 cm extras. A solução acabou inovando a proposta construtiva e sendo destaque para os possíveis clientes.
Arquiteta e designer de interiores Fernanda Patrão