#Club&Casa Home – Paredes com cor notável destacam-se em apartamento com linguagem clean e elegante

O imóvel de 150 m², no Bairro Jardim, em Santo André, foi contemplado com boiseries e fascinante tonalidade de azul.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: : Giovanna Marchiori Teixera Pinto/Divulgação

A sala ganhou sanca invertida, para conquistar uma iluminação mais difusa, sem muitos pontos no teto. O esmerado trabalho de marcenaria camufla uma porta no painel amadeirado. Os proprietários demandavam um projeto clean e requintado.

“Para onde nos atrai o azul?”, questionava o escritor Guimarães Rosa no livro “Tutameia (terceiras estórias)”. No caso deste apartamento, não há dúvidas: para as paredes da sala, cuja cor se destaca em relação ao restante do décor, que segue com tons mais claros, à exceção daqueles encontrados em um vistoso tapete da ala social. Diante dessas paredes, ornadas por boiseries, ainda brilha um carrinho bar com rodízios, para comodidade e desfrute do casal de proprietários, que convocou a arquiteta e urbanista Marcela Garcia para a reforma do novo lar.

O apartamento tinha um terceiro quarto, que foi parcialmente incorporado na ampliação do living, na área do televisor. Neste ambiente, as paredes estão envelopadas com painéis de MDF amadeirado. Os ripados aparecem no aparador sob a TV, que dá a volta à parede e acomoda um singelo vaso de flores. Uma versão vazada figura nas portas do armário sob a estante com nichos de tamanhos diversos, que recebe objetos decorativos. Sofá convidativo e mesas de centro com formas orgânicas e alturas diferentes completam o espaço. Tanto a sala quanto a cozinha corredor têm piso em porcelanato esmaltado retificado Yass Off White (Portobello Shop Santo André), com um pouco de textura, que ainda sobe pela parede atrás das prateleiras pretas.

Um carrinho bar incrementou o conforto – e as delícias – do apartamento.
A cozinha usufrui de dois perfis centrais de LED, para iluminação geral, além daqueles na marcenaria, com luz mais direta para o preparo dos alimentos, como ocorre sobre a bancada. Os armários superiores à direita e os nichos na
marcenaria à esquerda são amadeirados, enquanto os demais acabamentos têm um suave tom de areia. Para completar, o espaço dispõe de uma cristaleira com desenho contemporâneo.
O revestimento White Zigzag (Portobello Shop Santo André) veste as paredes da luminosa ala gourmet e avança por todo o frontão da cozinha, unificando a linguagem dos ambientes integrados. O cantinho soma uma indispensável churrasqueira, coifa, pia e par de prateleiras amadeiradas.
Marcela Garcia Arquitetura e Design