#Club&Casa Home – Preto e branco formam a base de cor para dar o desejado impacto visual no sobrado em Alphaville

Os proprietários deste imóvel queriam soluções marcantes e bastante conforto, com layout elegante acentuado pelo projeto luminotécnico.

Texto: Victor Hugo Felix
Foto: Dâmaris Mol e Thiago Henrique Mol/Divulgação

O living é o espaço de boas-vindas da casa, onde se vê a estética geral do projeto. O tom escuro, presente especialmente no painel ripado de marcenaria, é balanceado pelo branco e o off white do mobiliário e do piso. A luminária de piso é do Studio Deluxe Light Design.

A reforma deste sobrado de 500 m², em Alphaville, tinha o objetivo de tornar o projeto mais aconchegante e visualmente impactante. Os moradores são um casal jovem, sem filhos, e o décor precisava refletir modernidade e sofisticação. Assim, a arquiteta Carolina Bernardi desenvolveu um projeto onde há espaço para os tons escuros, que conferem justamente um aspecto urbano na maioria dos ambientes.

O living com imponente lareira dá as boas-vindas da casa. Como a profissional não queria engessar o ambiente, adotou um sofá com assento para os dois lados, o que possibilitou uma integração também com a sala de jantar. As mesas de centro, geométricas, fazem um contraponto às peças claras de linhas mais retas ou, inclusive, àquelas de formas orgânicas. A residência com três pavimentos teve algumas mudanças estruturais, particularmente com a criação de um lavabo, onde antes havia uma brinquedoteca. Isso tornou necessário criar infraestrutura hidráulica.

Também foi realizada uma nova delimitação do espaço, com paredes de alvenaria, e, inclusive, a troca do piso. O projeto luminotécnico foi planejado para gerar diferentes temperaturas de cor em cada ambiente. A área social, por exemplo, contou com intensidade luminosa de 3000K, para propiciar aconchego.

Na suíte máster, por sua vez, a temperatura de 4000K dá destaque aos pontos de cor que se contrapõem ao preto. Foram utilizados rasgos no forro, pintados, e perfis lineares para acentuar a contemporaneidade no projeto. Houve muito uso de iluminação indireta, tanto na marcenaria quanto em luminárias de design assinado, que possibilitam a criação de diferentes atmosferas no mesmo local.

A lareira foi revestida com um porcelanato que possui resistência ao calor, adquirido na Portobello Shop, que remete a um mármore Nero Marquina; sua base ganhou granito São Gabriel escovado.
Com marcenaria minimalista, a área gourmet está focada na funcionalidade. O ambiente, integrado, possui delimitação dos espaços a partir do mobiliário. Na ilha foram instaladas máquinas de gelo e uma champanheira, para comportar as grandes festas que os clientes gostam de oferecer. Coifa: Piramide Coifas & Eletrodomésticos.
Os clientes pediram que o quarto fosse um ambiente impactante, por isso Carolina Bernardi adicionou pontos de cor sobre a base preta. A assimetria traz a contemporaneidade do ambiente, presente na diagonal criada com o painel laqueado e iluminado na área da cabeceira. As luminárias são do Studio Deluxe Light Design.
O novo lavabo tem um perfil de LED embutido que percorre duas paredes e se une no teto a partir de uma diagonal. A bancada e a cuba esculpida são de granito São Gabriel escovado e estão afastadas da parede do fundo. Com isso, contam com uma estrutura metálica que está fixada apenas nas laterais.
O visual é clean no banheiro principal. O box até o teto permite que todo o vapor do banho saia pela janela sem vazar para o restante do espaço, que conta ainda com cabine separada para o vaso sanitário. Todas as superfícies são revestidas com porcelanato. Louças e metais: Obra Fácil
Arquiteta Carolina Bernardi