#Club&Casa Home – Preto e branco formam a base de cor para dar o desejado impacto visual no sobrado em Alphaville
Os proprietários deste imóvel queriam soluções marcantes e bastante conforto, com layout elegante acentuado pelo projeto luminotécnico.
Texto: Victor Hugo Felix Foto: Dâmaris Mol e Thiago Henrique Mol/Divulgação
A reforma deste sobrado de 500 m², em Alphaville, tinha o objetivo de tornar o projeto mais aconchegante e visualmente impactante. Os moradores são um casal jovem, sem filhos, e o décor precisava refletir modernidade e sofisticação. Assim, a arquiteta Carolina Bernardi desenvolveu um projeto onde há espaço para os tons escuros, que conferem justamente um aspecto urbano na maioria dos ambientes.
O living com imponente lareira dá as boas-vindas da casa. Como a profissional não queria engessar o ambiente, adotou um sofá com assento para os dois lados, o que possibilitou uma integração também com a sala de jantar. As mesas de centro, geométricas, fazem um contraponto às peças claras de linhas mais retas ou, inclusive, àquelas de formas orgânicas. A residência com três pavimentos teve algumas mudanças estruturais, particularmente com a criação de um lavabo, onde antes havia uma brinquedoteca. Isso tornou necessário criar infraestrutura hidráulica.
Também foi realizada uma nova delimitação do espaço, com paredes de alvenaria, e, inclusive, a troca do piso. O projeto luminotécnico foi planejado para gerar diferentes temperaturas de cor em cada ambiente. A área social, por exemplo, contou com intensidade luminosa de 3000K, para propiciar aconchego.
Na suíte máster, por sua vez, a temperatura de 4000K dá destaque aos pontos de cor que se contrapõem ao preto. Foram utilizados rasgos no forro, pintados, e perfis lineares para acentuar a contemporaneidade no projeto. Houve muito uso de iluminação indireta, tanto na marcenaria quanto em luminárias de design assinado, que possibilitam a criação de diferentes atmosferas no mesmo local.