#Club&Casa Home – O conforto da madeira permeia os quatro cantos desta casa atemporal

Iluminação high end, elementos dinâmicos e materiais que transbordam luxo e conforto fazem com que o visual desta morada sempre esteja em alta.

Fotos: Gabriel Lacerda/Divulgação

Para atender a um casal que já celebrou as bodas de prata e tem três filhos, o sobrado de 350 m², projetado do zero pela arquiteta Débora Bonucci no Swiss Park Lenk, em Campinas (SP), precisava ser clean, elegante, aconchegante e atemporal. O layout contemporâneo exaltou o conforto da madeira – em revestimentos, mobiliários e complementos –, a nobreza de materiais com efeito marmorizado e a organicidade nas formas, além da iluminação escultural.

Há um ton sur ton de madeiras, na varanda gourmet, formado pela base estrutural dos móveis soltos, pelos jogos de pendentes formosos e pelo “recortado” forro que ampara parte da luminotécnica. “Em meus projetos, o grande diferencial é o uso criativo e tecnológico de perfis de LED e, neste, utilizei os de 1,8 cm e 2,4 cm de espessura, com fitas de LED de cor amarela (3000 K)”, detalha a profissional. No ambiente, a simulação do mármore carrara é feita pela lâmina ultracompacta calacata, que recobre toda a bancada de refeições rápidas e a parede que ampara cooktop, churrasqueira e marcenaria em cinza- -chumbo. Na transição para a área da piscina, as portas de madeira ripada, de correr, camuflam o home office da família.

Nos espaços, o uso de cores é feito com muita parcimônia – para levar versatilidade, permitindo a fácil substituição dos matizes (e objetos) e a rápida renovação do lar.

O forro de madeira ripada do teto desce uma das paredes para acolher o elegante conjunto de perfis de LED e a adega, cuja marcenaria abrange também uma cristaleira, com taças de todos os tipos. No painel contíguo está camuflada a porta do home theater.
Integrada à cozinha, a sala de jantar recebeu imponente lustre com cristais, mesa com tampo laqueado,
cadeiras estofadas e uma espaçosa cristaleira com prateleiras de vidro iluminadas e trio de gavetas. Já o ambiente de preparos exibe bancada em L, com base em quartzo branco espanhol.
Módulos espelhados e estofados (esses na cabeceira) são alternados no quarto do casal para levarem, simultaneamente, conforto e luxo. Os aparatos lumínicos são dignos de destaque, tanto o plafon orgânico do teto quanto o abajur de piso, com base cônica em ripas madeiradas. Tapetes e cortinas são da RG Decorações.
A piscina, com cascatinha e formas orgânicas em seu interior, tem piso frio em uma das laterais e deck de
madeira na outra, ambas adornadas por pufes coloridos. Ripados de madeira e o Mosaico Etrusco protegem a área de lazer. Paisagismo: Josiane Capovilla.
Arquiteta Débora Bonucci