#Club&Casa Home – Na paleta neutra deste apê, preto e branco predominam e transbordam requinte

Tons mais escuros definem a decoração do apartamento de solteiro, repleto de conforto e bom design.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Claudia Peixinho/Divulgação

O proprietário deste apartamento novo, localizado em Guarulhos (SP), queria que a decoração o representasse, com elegância e sofisticação. A arquiteta Julia Cinel fez uma leitura a partir de dois tons predominantes – preto e branco –, introduzindo ainda o verde escuro para emprestar harmonia e tranquilidade à ambientação. Como o lavabo original, logo à entrada, foi eliminado para dar mais espaço à cozinha, o segundo banheiro ganhou dois acessos: um para a sala, atendendo aos visitantes, e outro pelo quarto de hóspedes, criando outra suíte.

Com a abertura da cozinha para o social, uma ilha passou a delimitar os dois ambientes. A marcenaria de linhas retas e os tons escuros com acabamento fosco predominam, como o MDF na cor grafite e o granito preto São Gabriel escovado. A porta divisória entre cozinha e serviço tem vidro reflecta (Alliance Vidros & Espelhos), permitindo mais sintonia com os outros materiais. Tons neutros definem a pintura das paredes (Tintas Palmares). O estar ganhou espaço para receber os amigos, com cantinho para sessão de cinema e objetos decorativos (3 Irmãs Cortinas, Móveis e Decorações) que o valorizam. “Optamos por um MDF com aspecto de couro cinza para o painel da televisão e criamos a continuação com um painel ripado claro”, diz a profissional. O jantar migrou para a varanda já integrada, onde de fato se privilegia o convívio: com a remoção de seu tampo, surge uma mesa de sinuca. A ambientação desse espaço também ganhou um canto para a lareira ecológica, revestida em porcelanato. Lustres e pendentes (Roby Lustres Tatuapé) valorizam o estilo contemporâneo do projeto.

Um sofá-ilha separa o estar do home theater, com rede de internet da SAX High Fi. Quadros da Online
Quadros. A varanda gourmet, logo ao lado, conta com marcenaria com acabamento fosco (LCN Progetti).
A cozinha foi aberta, ganhando uma bancada com cooktop para que os anfitriões possam interagir com os visitantes. A prática bancada, que é em granito São Gabriel, foi fornecida pela Stone Boutique Mármores & Granitos.
A lareira a gás instalada na varanda, revestida por porcelanato (Portobello Shop Mooca), ocupa o lado oposto ao do gourmet, e a confortável poltrona giratória permite ao usuário voltar-se para o convívio ou para a introspecção.
Na suíte principal, predominam os tons mais claros em paredes, no piso vinílico e na cabeceira estofada
(Casa4 Decor, que também forneceu persianas da varanda, rodapés e ambientação), desenhada pela
arquiteta.
O banheiro preserva os contrastes tonais, com elementos sofisticados no box, metais (Casa Cuore) e iluminação (Luminale Light & Design).
Arquiteta Julia Cinel