#Club&Casa Home – Mudança de cores e revestimentos, além de móveis planejados, foram as bases para dar vida ao antigo imóvel

O projeto também ganha um interessante twist contemporâneo graças à estrutura metálica e aos vidros inclinados.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Ronaldo Rizzutti/Divulgação

No living do mezanino, uma escultural arandela, além de funcional, dá um toque artístico.

Uma casa antiga, na cidade de Guaratinguetá (SP), precisava passar por uma boa reforma para adequar-se às demandas de seus novos proprietários, um casal com uma filha, que convocaram a arquiteta Juliana Moraes para realizar a transformação. “O imóvel era todo de tijolinho, com cedrinho no teto, e os clientes queriam modernizá-lo para alcançar uma atmosfera clean”, diz a profissional. Suas novas cores são neutras, com predomínio do branco e do cinza, além de tons de madeira no mobiliário, para confortar e acolher. A paleta mais quente apenas aparece nos objetos decorativos.

As paredes que formavam a sala de jantar e a copa vieram abaixo para ampliar o charmoso living, que ganhou lareira e estantes iluminadas. Juliana também aproveitou para arrumar o desnível no contrapiso e trocar todos os revestimentos. Na sua sequência, ao subir um lance de escada, com degraus plissados e iluminados, está o mezanino, onde foi instalado um living, mais reservado, com TV.

Como o teto é inclinado, o rebaixamento de gesso seguiu seu desenho, assim como o painel da área do televisor, em MDF Thassos, marmorizado, emoldurado por fitas de LED. Enormes boiseries complementam a parede e um trio de luminárias pendentes circulares reforça a iluminação, também composta por spots duplos e arandelas.

A exuberante lareira ecológica, executada em alvenaria e drywall, foi
revestida com porcelanato marmorizado. Ela está ladeada por estantes que acompanham toda a sua verticalidade.
A parede da despensa foi demolida para agregar metragem à cozinha. A bancada em U ganhou superfície preta Nilam, antirriscos, e madeira ripada na frente da área para refeições ápidas. Um painel de madeira também aquece a parede, material igualmente empregado nos nichos iluminados. Tijolinhos reforçam o mix de elementos que personalizam o espaço. “Os clientes queriam eletrodomésticos pretos, o que me assustou um pouco no começo, mas o resultado ficou muito interessante, ousado”, revela a profissional.
Um painel de MDF, com espelho, costeia a cama, compondo um desenho de linhas retas. A divisória de
drywall dá um pouco de privacidade à área da penteadeira, brindada com um espelho com perfis de LED. No teto, há dois rasgos para a iluminação, além dos spots duplos.
Juliana Moraes Arquitetura & Interiores