#Club&Casa Home – Móveis, revestimentos e complementos passeiam entre preto, branco e cinza neste apê que dá ênfase às superfícies

Emoldurado em paleta p&b, o imóvel apresenta um certo mood minimalista.

Fotos: Dennys Manske e Gabriel Richartz (retrato)/Divulgação

A iluminação indireta predomina nas sancas e no cortineiro, enquanto a difusa está presente nos longos perfis de LED em pontos estratégicos do teto e em quase toda a marcenaria. No living, há ainda extensos trilhos com spots, que, intercalados às luzes difusas, criam um interessante jogo luminotécnico.

Minimalismo, espaços amplos, linhas retas e cores neutras eram pontos pacíficos na projeção dos interiores dos 152 m² do lar de um jovem casal, com pet, no bairro Atiradores, em Balneário Camboriú (SC). “Um apartamento quase monocromático, no qual a ausência de cor cria uma interação entre texturas, profundidade e luz. A vibe minimalista traz a sensação de amplitude e bem-estar, sem perder a elegância”, conceitua Leo Dantas, arquiteto responsável pelo retrofit.

Variações de cinza, branco e preto matizam os espaços, do piso ao teto, destacando, entre outros elementos, as lastras marmorizadas, que recobrem paredes, o conjunto de espelhos orgânicos, o tecido bouclé (de espessura mais fina) que reveste o sofá de design autoral do escritório, feito sob medida, e a poderosa iluminação. Esta última mescla luz indireta difusa e direcionada, de tom quente.

O profissional propôs ajustes na planta original, reposicionado o lavabo e a cozinha gourmet, de modo a ampliar a área social e integrar melhor os usos e ambientes. O layout da área íntima também foi renovado, privilegiando a suíte máster. Mobiliário planejado, Bentec Móveis Planejaddos. A varanda técnica, destinada aos aparelhos de ar-condicionado, foi adaptada para o uso do mascotinho da casa, um simpático buldogue francês. A área recebeu, inclusive, uma passagem na parte inferior da porta, para que ele transite sem a necessidade de abri-la.

Integrada à sala de estar/home theater, a cozinha possui uma grande ilha, com sete lugares, que, além de bancada de refeições (e base do cooktop), serve como home office alternativo.
Embora integre o perímetro do living, a sala de jantar forma um ambiente mais específico, junto à bancada de bar e adega ao fundo. Espelhos orgânicos complementam a composição, levando graça ao conjunto.
O amplo roupeiro que tem continuidade com TV e poltrona é destaque na suíte máster, sim, mas não o único.
O closet todo em vidro é pura elegância, e a cama com iluminação indireta na base – que parece flutuar – exala ares futuristas.
O home office foi estruturado em marcenaria com estante retroiluminada, espaçosa bancada para duas pessoas e nichos com portas, para organizar itens de trabalho. Tudo em cinza e branco, com acessórios e adornos em preto.
Com cuba esculpida, a bancada em porcelanato Pietra Lombarda Off White é vedete no lavabo, que também dispõe de detalhes em ripas de marcenaria.
Leo Dantas, do escritório Dantas Arquitetura