#Club&Casa Home – Morada reúne soluções eco-friendly e integração social e vista livre de sobra

Diversas soluções sustentáveis marcam o projeto da ampla e confortável residência, que ainda conta com vários recursos tecnológicos.

Texto: Janaina Alves
Fotos: Divulgação

Painéis de madeira lisa e ripada complementam a decoração, além de esconderem a porta de correr que separa a cozinha e aquela que dá para o elevador. Da sala é possível ver o corredor de acesso às suítes do piso superior.

Soluções sustentáveis e tecnológicas eram premissas para o projeto da nova casa, assinada pelo arquiteto Cristian Urbano para o casal com dois filhos, no condomínio Itaporã, no município de Atibaia (SP). Na fachada, grandes aberturas permitem a incidência de luz natural, ao mesmo tempo que um brise metálico faz a proteção solar.

A preocupação eco-friendly, entretanto, não termina por aí. O imóvel ainda conta com uma cisterna para captação de água de chuva (para reúso nos vasos sanitários e na área externa), placas fotovoltaicas para aquecimento da água da piscina, duchas e torneiras, e piso drenante na rampa da garagem. Diversos recursos tecnológicos também se fazem presentes, como vidros com proteção solar e antirruído e fechaduras com biometria na entrada principal e na garagem.

O projeto luminotécnico segue uma linha moderna, com perfis de LED e embutidos, tanto na área interna como na externa. Alguns pontos de luz foram dimerizados e a residência foi brindada com automação. O principal desafio desta obra, porém, foi implantar um elevador com capacidade para nove pessoas, que conecta e dá acessibilidade aos seus três andares.

O estilo contemporâneo permeia a ampla e confortável residência, que soma nada menos do que 500 m² de área construída, dentro de um terreno com 747 m².

Com pé-direito de 6 m e muita iluminação natural, cozinha, sala de estar e de jantar aparecem integradas.
A cozinha é totalmente integrada ao espaço gourmet e conta com portas de correr embutidas na
parede, para unir ou separar os ambientes quando conveniente. As bancadas e pias são de quartzo stone branco, e o piso, em porcelanato marmorizado.
Rodeada pelo jardim realizado pelo escritório Gaaga Paisagismo, a área externa exibe materiais como madeira, pedra e tijolo. A piscina, com aquecimento solar e iluminação de LED RGB, foi revestida com azulejo tipo pedra hijau, enquanto seu entorno tem piso atérmico. O recanto “fogo de chão” é todo revestido em porcelanato amadeirado e tem iluminação de LED embaixo dos bancos de alvenaria e abastecimento a gás para ligar o fogareiro – tudo controlado por automação.
Arquiteto Cristian Urbano