#Club&Casa Home – Moldado para dois, apê concentra vários usos em um único espaço

Living estendido, quartos e varanda readequados e banheiros privativos resumem as benfeitorias realizadas neste apartamento.

Fotos: Flávio Dias e Stephanie Toneto (retrato)/Divulgação

Um clássico sofá Chesterfield foi desenhado sob medida pelo escritório (execução: Full House – ABC) para
a estreita varanda e posicionado ao lado da cervejeira acoplada à bancada de dupla função.

Para o jovem casal que não pretende ter filhos, os três dormitórios do apê de 100 m², recém-adquirido, no Bosque da Saúde (São Paulo), não faziam sentido. Tampouco o pequeno espaço ocupado pela churrasqueira na varanda que percorre todo o imóvel. Ao assumir o projeto, a arquiteta Anne Caroline Tomaz, do escritório Oásis Arquitetura e Interiores, demoliu a parede entre um dos dormitórios e a suíte, criando dois closets no mesmo cômodo. Ainda eliminou a pequena divisória entre as áreas de serviço e churrasco, de modo que uma única bancada (Portobello Shop Pinheiros) passou a suprir os dois usos.

A porta-balcão que separava o terraço da área social também saiu do layout. A incorporação do terceiro quarto ao living ampliou o espaço para recepções. Nele, o estilo contemporâneo, com toque industrial, é flagrado pela mescla entre a sanca invertida pintada de preto – que integra o projeto lumínico em rebaixo de gesso (Ilumine Light), a base cinza e também com estética de cimento queimado das paredes, os móveis de linhas retas (Opera House e Full House – ABC) e o vivaz aparador vermelho. Este último veio da antiga morada e foi alocado sob um box de vidro que faz de bar, logo abaixo da cristaleira aérea. Desenhado pelo escritório para a parede da TV, o rack laqueado de branco, com portas ripadas, é ladeado pelo bucólico canto com parede verde e balanço, charme-mor do projeto.

Após a porta de laca azul está o hall que envolve o segundo banheiro e dá acesso à suíte máster. Atenção ao lúdico balanço! Quadro: Urban Arts Santo André. Obra: Engenharia GB.
A marcenaria em azul Bic foi solicitada pela anfitriã para a cozinha, que não pôde ser plenamente integrada ao living devido à existência de um pilar. Bancada de porcelanato, com calha úmida (Portobello Shop Pinheiros), e
armários para guardar louças e acomodar torre de eletros, geladeira e até a adega para 154 garrafas completam.
Em conceito all black, o banheiro – que antes pertencia à área social, mas foi incorporado à suíte para que cada morador tivesse o próprio, exibe
revestimento de efeito marmorizado em todas as paredes, bancada
fosca com pia esculpida e compartimento para os rolos de papel e armário
com portas de correr espelhadas.
O aspecto confortável do quarto de casal resulta do detalhe em madeira rústica, com iluminação, na parede da cabeceira – que faz duo com o piso –, em contraponto ao branco predominante. Iluminação (Ilumine Light) e persianas são automatizadas.
Arquiteta Anne Caroline Tomaz, do Oásis Arquitetura e Interiores