#Club&Casa Home – Mix de elementos novos e de acervo aconchegam este lar litorâneo

Apartamento com pegada contemporânea e pitadas do estilo clássico ganhou soluções práticas
para um morar mais confortável.

Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: Andre Mello e Tyaro Studio (retrato)/Divulgação

O living recebeu elementos clássicos, como as charmosas boiseries. Uma delas, inclusive, abriga o televisor. Um grande rack, feito sob medida, tem base de pedra e fundo falso para esconder toda a fiação dos aparelhos.

O apartamento de 167 m² no Boqueirão, em Santos (SP), foi conceituado para atender a um casal com dois filhos, de perfil bem específico: a moça vive fora do país e o rapaz intercala sua morada com a de outra cidade do litoral. “Eles desejavam um projeto completo que atendesse de forma confortável a todas as necessidades da família, que, de fato, usa e vive a casa”, detalha a arquiteta Isabella Amado, responsável pela reforma do imóvel novo.

A busca por soluções funcionais foi uma das premissas que balizou o projeto. A obra promoveu a integração dos ambientes da área social (sala, varanda gourmet e cozinha) e a ampliação das suítes. Para isso, houve a transformação da planta, que antes somava quatro dormitórios e agora conta com três, quantidade suficiente para acomodar todos os moradores.

Outra condição foi o aproveitamento de vários móveis e itens decorativos de valor afetivo, como os tapetes persas que acompanham a família há anos ou o lustre de cristais presente na sala de jantar. Os interiores validam uma narrativa contemporânea com toques clássicos, sempre apoiada em tons neutros. A presença da cor dá o ar da graça, por exemplo, nos acessórios que conversam com as estruturas douradas que sustentam a marcenaria. No projeto luminotécnico, cortineiros com luzes indiretas, pendentes, abajures e cabeceiras iluminadas fizeram toda a diferença no resultado estético.

Registro da sala de jantar com lustre de cristais.
A varanda gourmet, que antes era fechada, passou a ser integrada aos ambientes da área social. A parrilla é revestida por mármore travertino bruto, que tem sua volumetria destacada por meio da iluminação posicionada estrategicamente sobre as pedras.
Área de estar bem ao lado do delicioso gourmet.
A suíte do casal foi setorizada em duas áreas com tons aconchegantes e iluminação amena. A cabeceira estofada é um apoio para assistir a TV ou ler um livro. O papel de parede tem textura delicada, enquanto a cortina com detalhe de um xale telado em linho fecha a área de dormir.
O banheiro do rapaz possui discretos revestimentos texturizados que se destacam com a iluminação. A
bancada de pedra tem acabamento rústico, agregando mais volume e personalidade ao projeto, assim como o nicho, imponente e trabalhado no mesmo material, percorrendo a extensão dentro do box
.
Arquiteta Isabella Amado