#Club&Casa Home – Lugar de conforto: apê foi reconfigurado para ganhar fluidez e ambientes otimizados para receber a família

Remoção de paredes, retirada do revestimento entregue pela construtora e realocação da infraestrutura de ar-condicionado foram algumas das mudanças feitas durante a reforma.

Texto: Ana Paula Assis
Fotos: Henrique Ogata/Divulgação

A varanda gourmet ganhou mesa para 10 lugares, com banco de um lado, para facilitar a circulação, e sofá-cama (ao fundo) para acomodar mais pessoas no ambiente.

Situado no Gonzaga, em Santos (SP), este projeto foi conceituado para um casal de meia-idade e uma filha adulta. Os clientes moravam em um apartamento amplo (182 m²), mas, depois que dois filhos se casaram, optaram por um formato um pouco mais compacto e aconchegante, porém, com espaço suficiente para receber a família. Assim, a arquiteta Livia Passos entrou em ação para compor um layout de ares contemporâneos distribuídos em 134 m².

O trabalho consistiu na remoção de algumas paredes, retirada de todo o revestimento entregue pela construtora, realocação da infraestrutura de ar-condicionado, rebaixamento do forro, implantação de um novo projeto de iluminação, desenho de móveis planejados e soltos, novas bancadas de pedra, além de toda a parte de tapeçaria, como cortinas, tapetes e decoração.

A varanda gourmet tem churrasqueira e toque de natureza por conta dos jardins verticais permanentes. Na cozinha, destacam-se os móveis planejados com grande nicho amadeirado. Na sala de estar, com o jantar integrado, a madeira também dá o ar da graça, de modo elegante, no pórtico com perfis de LED que acompanha a extensão do corredor de acesso à cozinha. Não menos importante, no arremate do conjunto, a área de serviço foi integrada ao layout, sem interferência de portas ou paredes, com planejados brancos e puxadores dourados como contraponto.

A ala gourmet, com a indispensável churrasqueira.
A sala tem pórtico de madeira, para acompanhar o corredor que leva à cozinha. Móveis soltos: Andrade Decor.
A sala de jantar, integrada ao estar, tem mesa com prato giratório, para auxiliar na funcionalidade na hora de servir as refeições. O revestimento branco com placas de acrílico douradas formam um desenho único (Revestimentta). O projeto ganhou circuitos de iluminação para que os moradores possam criar cenários em diferentes ocasiões.
Na cozinha, o lindo nicho amadeirado com perfil de LED atrai os olhares. O projeto ganhou móveis planejados da Bontempo – Santos.
A lavanderia foi implantada onde antes havia um banheiro de serviço. As bancadas deste espaço, da cozinha e da área gourmet foram fornecidas pela Marmoraria Guarujá.
Livia Passos Arquitetura & Interiores