#Club&Casa Home – Lar à moda japandi abusa de texturas naturais e do toque suave

O teor hygge do décor escandinavo se funde à vibe simples e rústica do design japonês para formar este lar repleto de claridade e jovialidade.

Fotos: Gustavo Awad/Divulgação

A união entre o décor escandinavo e o design japonês configura o estilo Japandi, que conceitua o projeto de interiores ideado pelo arquiteto Leandro Nascimento, do escritório OMaria Arquitetura, para o apartamento de 85 m², onde vive um jovem casal, sem filhos, em Santo André (SP). A nova tendência decorativa é calcada em minimalismo, tons claros e sóbrios, simplicidade nas linhas e formas e uso de materiais naturais, que resultam no conforto tão necessário previsto pela maior permanência dentro de casa.

No lugar das cores, o uso de texturas, entre madeiras, tecidos, pedras e palhas, é prevalente na ambientação, além do efeito ‘velvet’ (aveludado) das paredes. Dentro disso, alguns dos destaques são o piso de taco cumaru (Indusparquet), a grande parte da marcenaria em versão madeirada – como o rack e a prateleira, em L (DCG Marcenaria, assim como o restante da marcenaria) –, a dupla de poltronas estofadas com uma espécie de tecido atoalhado e o tapete circular de fibras naturais. Esses últimos itens, por sinal, compõem o cantinho mais coringa do apartamento, perfeito para um vinho ou café com as visitas. Mesa de centro, quadros, almofadas e itens de decoração, LarDeco.

A gosto do profissional, o projeto luminotécnico (Efeitoluz) possui forro limpo, com sancas invertidas que banham os ambientes com luz difusa, e pouquíssimas peças sobrepostas.

A mesa de jantar, com tampo de madeira, já era do acervo dos clientes. Cadeiras: Full House.
Ao absorver a área de serviço, a cozinha foi beneficiada com bancada de quartzo branco estendida e recebeu cooktop de indução, também alvo, e tanque com tampa – para que fosse camuflado, assim como a máquina de lavar. Cuba, torneira e porcelanato do piso: Horus Acabamentos.
Integrado ao closet, o home office teve sua área definida por uma funcional peça de marcenaria em
amadeirado, com painel, gavetas e nichos com e sem tampo. O closet possui armários brancos, sendo parte das divisões com portas teladas de palha natural (DCG Marcenaria).
A parede que segmentava o banheiro foi demolida a fim de integrá-lo à suíte do casal, que acabou
interiorizando a bancada com pia, feita em drywall e revestida com a mesma textura das paredes. O vidro incolor do grande box permite a vista plena da cama.
Arquiteto Leandro Nascimento, do OMaria Arquitetura